Quando você está fazendo a barba, é normal a lâmina criar um atrito ao passar sobre a pele para cortar o fios. O problema é que quando ele é excessivo, pode criar coceira, irritação e vermelhidão, o que é bem incômodo. "A lâmina faz microcortes que deixam a pele sensível mais desprotegida e o contato dela com qualquer outra substância pode deixar ela com a sensação de ardência e vermelhidão", explica Dr. Tiago Silveira.
Existem algumas coisas que você pode fazer antes de se barbear para evitar esses problemas. Comece lavando o rosto com água quente. Isso vai ajudar a abrir os poros e amolecer os fios, que vão precisar de menos passadas da lâmina para serem cortados. Aplique o creme, gel ou espuma de barbear com a ajuda de um pincel. Ele ajuda a espalhar o produto sob os pelos, além de levantá-los, facilitando ainda mais o corte. "É muito importante que o durante o barbear seja utilizado uma lâmina nova e um creme de barbear de qualidade. Assim, você faz a remoção do pelo sem magoar tanto a pele", sugere o médico. Ao terminar, o dourtor recomenda que você utilize um produto que recupere a barreira cutânea que foi perdida durante o barbear. "Os mais indicados são cremes que possuam substâncias como azuleno, alantoína ou niacinamida. Eles vão hidratar a pele e acalmá-la, diminuindo a vermelhidão e a coceira".
Se sua pele é muito sensível, é capaz que você sofra bastante quando aparecem os pelos encravados. Pois saiba que a frequência deles não é relacionada ao seu tipo de pele, mas sim à curvatura dos seus fios. "Esse problema é mais comum em pessoas que têm o pelo da barba com formato curvo. Ele já nasce fazendo a curva e voltando para dentro da pele, sendo mais comum em pacientes negros", afima Dr. Tiago. Mas a sensibilidade da sua pele pode fazer com que você sinta esse problema com mais intensidade quando ele surge. "Em uma pele sensível, a reação de inflamação do pelo vai ser mais intensa", afirma.
Uma boa maneira de evitar esse problema é respeitando o sentido do crescimento dos fios na hora de fazer a barba. Apesar de termos a sensação de um resultado mais rente quando raspamos no sentido oposto, isso pode trazer mais irritação para a pele, além de fazer com que os pelos encravem quando começarem a crescer novamente. A esfoliação também pode evitar o aparecimento de pelos encravados pois desentope os poros, permitindo que os fios saiam com mais facilidade. Ela pode ser feita com produtos cosméticos ou ingredientes caseiros, como mel e pó de café. Mas se você possui uma pele sensível, deve ter cuidado. Essa técnica pode ser muito agressiva com ela e causar mais danos ainda. Consulte um dermatologista para que ele possa te indicar a melhor técnica e frequência para não machucar a pele.
O Dr. Tiago Silveira é médico formado pela UFRJ, com especialização na Sociedade Brasileira de Dermatologia. Seu consultório fica na Rua Desembargador Izidro, 18, Sala 509, Tijuca | Site