O processo de renovação celular vai ficando cada vez mais lento com o envelhecimento,o que contribui para que a pele perca muitos nutrientes, se tornando mais flácida e propensa ao surgimento das rugas e linhas de expressão. "Um dos principais problemas na pele mais velha é a perda da barreira cutânea, do manto natural da pele. Ela fica mais seca e por isso mais suscetível tanto a traumas quanto a inflamações e infecções. Sendo assim, a hidratação da pele é ainda mais importante nas pessoas mais velhas para devolver essa proteção natural", explica Dra. Natasha Crepaldi. Os cremes hidratantes conseguem repor muitos nutrientes perdidos, reduzindo assim o ressecamento, e também contribuindo para suavizar os sinais da idade e tornar a pele mais resistente ao surgimento de manchas, coceiras e alergias.
Uma das regiões da pele que mais sofrem com os efeitos do envelhecimento é a em torno dos olhos, onde ela é mais fina e por isso evidencia ainda mais as linhas de expressão. Com o passar dos anos a pele vai perdendo colágeno, elasticidade e muitos nutrientes, por isso é recomendado apostar em cosméticos que tenham em sua composição hialurônico e glicólico, retinol e também vitamina A, E e C. Para a pele do seu pai talvez seja melhor escolher as opções que tenham uma absorção mais rápida e ele deve aplicar duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.
Engana-se quem pensa que o protetor solar é um item que só deve ser lembrado na hora de ir à praia. Não ter o hábito de aplicá-lo todos os dias pode causar muitos danos à pele do seu pai, como intensificar ainda mais as linhas de expressão e as manchas e até mesmo aumentar a chance do surgimento de doenças como o câncer de pele, mais comum em pessoas mais velhas. "O ideal é sempre passar o protetor pelo menos 15 minutos antes de se expor ao sol para que ele seja totalmente absorvido pela pele. Também é ideal evitar a exposição desprotegida ao máximo entre às 10hrs e 16hrs, quando os raios ultravioleta ficam ainda mais intensos", recomenda a dermatologista.
Não é só nos dias de sol que a pele sofre com os efeitos da radiação da luz, o mesmo acontece nos dias nublados, em ambientes internos com luz artificial e até com a exposição às telas de smartphones, computadores e tablets. Por isso, o filtro solar é um item indispensável e que deve ser aplicado todos os dias de manhã, antes de sair de casa. Vale lembrar que é indicado que o produto tenha fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 30.
Com o envelhecimento, a pele tende a ficar mais ressecada e menos resistente, por isso é fundamental que o seu pai tenha alguns cuidados na hora de fazer a barba. Muitos homens ainda pensam que não importa o produto utilizado na hora de retirar os pelos faciais e por isso usam sabonetes ou shampoos para lubrificar a passagem do barbeador. No entanto, por serem feitos para limpeza, esses produtos removem a oleosidade natural e aumentam o atrito das lâminas, o que pode deixar a pele do seu pai ainda mais seca e danificada. Além de funcionar como lubrificantes, géis, cremes ou espumas de barbear também ajudam a reduzir problemas comuns, como alergias, coceira e cortes, que podem gerar problemas mais sérios. "É de grande importância notar a presença de pintas e lesões de pele na área de barba, pois o trauma frequente é uma das causas do câncer", alerta Dra. Crepaldi.
Dra. Natasha Crepaldi é mestre pela Faculdade de Ciências Médicas da UFMT e membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da American Academy of Dermatology (AAD), e da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EADV). | Site / Instagram
Por: Ramon Andrade