Estilo Seg, 13 Jul. 2020

Quais mudanças permanentes de estilo a pandemia pode trazer?

  • A valorização do conforto das roupas é uma das mudanças apontadas após a pandemia
    A valorização do conforto das roupas é uma das mudanças apontadas após a pandemia

A pandemia do novo coronavírus impactou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Não bastando as mudanças drásticas de rotina, ela também ocasionou algumas no estilo das pessoas. Uma das notáveis foi a inclusão das máscaras nas suas produções. Mas houve também a popularização da peças underwear. No entanto, a pergunta que fica é quais serão as mudanças de estilo que vão permanecer após esse período. Para entendemos a inflência que pandemias têm sobre a moda, conversamos com o professor e pesquisador de moda Fernando Hage.

Qual a relação entre a moda e a pandemia?

A pandemia atual não é a primeira e não deve ser a última. Eventos traumáticos anteriores deixaram impactos no vestuário que duram até hoje. O pesquisador Fernando Hage explica que, em linhas gerais, os momentos de pandemia são refletidos como momentos de moderação no vestuário devido às condições difíceis vividas pelas sociedades em cada período. Um dos maiores exemplos são a época da Peste Negra e a da Gripe Espanhola. "Existem itens específicos que surgem nesse período, como no caso da Peste Negra, das máscaras de couro com bico (para colocar essências perfumadas) e dos bastões para manter o distanciamento, itens usados por médicos, por exemplo. Acho que a mais importante mudança que ocorreu no vestuário foi a introdução do uso de máscaras que cobrem nariz e boca, como as que usamos até hoje, a partir da Gripe Espanhola de 1918 a 1920. Esse item um continuou sendo usado durante todo o século 20 no oriente mesmo sem pandemias, apenas como uma forma de prevenção de disseminação de doenças", diz Hage.

Quais são os impactos que essa pandemia que estamos passando pode causar no nosso estilo?

Para Hage ainda é cedo para definir quais serão os impactos que a pandemia do novo coronavírus vai trazer para o vestuário masculino, mas ainda assim conseguimos ver algumas tendências ganham força nesse período. "Tudo em relação à pandemia aconteceu muito rápido, e ainda estamos no processo de entender realmente como novos padrões estão se construindo. De forma geral, o isolamento social reforçou a necessidade de peças mais confortáveis, e a aceitação maior de peças mais casuais na hora do trabalho (quando se fala de home office). Saímos de um protocolo onde o ideal era se usar uma camisa de botão, ou até um paletó no trabalho, e no homeoffice, a camiseta, por exemplo, virou um item bem mais aceitável. Nesse sentido, sapatos perderam força no mercado, ao mesmo tempo que itens para cuidado com rosto, barba e cabelo cresceram", explicou o professor.

O homeoffice vai ter uma relação muito importante nessas mudanças de estilo

A implementação do homeoffice para grande parte das empresas também vai contribuir para as mudanças do vestuário dessa pandemia, jáque essa valorização do conforto das peças e quebra de barreiras entre roupas de sair e de ficar em casa deve permanecer fazendo parte do lifestyle dos homens. "Essa tendência veio para ficar, ainda mais se pensarmos que muitas empresas já estão pensando em adotar o home-office permanente mesmo com o fim da pandemia. Acredito que até quem não ficará em home-office, devido às restrições de aglomeração e o medo de se expor na rua, ainda vai reforçar seu vínculo com a casa e com roupas que estejam de acordo com esse estilo de vida mais caseiro que viveremos por alguns meses ou anos adiante. Acredito que a moda vai pensar cada vez mais no conforto e quebrar mais as barreiras entre social e casual nas peças, deixando o guarda-roupa menos impositivo", ressalta Fernando.

Os hábitos de consumo no mundo pós-pandemia também vão mudar?

Fernando comenta que não acredita que ocorre mudanças drásticas em relação aos nossos hábitos de consumo, mas sim uma aceleração das tendências que já estavam sendo vistas antes da pandemia. "Não acho que há alguma mudança vertiginosa em si, mas um impulso à tendências que já estavam em curso, como por exemplo, o impulso ainda maior das compras online, do delivery, a entrada maior das empresas no mundo digital, o próprio home-office, assim como no caso do consumidor, uma busca pela compra local, e por uma maior transparência nas empresas", responde o professor.

Por: José Thomé

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