Os termômetros já indicam temperaturas passando dos 40 graus e o verão, que começa oficialmente hoje, promete não dar trégua. Por conta dos dias mais quentes, alguns cuidados na hora de fazer a barba devem ser tomados, principalmente para manter a saúde da pele. Limpeza, controle de oleosidade, proteção solar e hábitos de after-shave são fundamentais nessa tarefa diária.
Para um barbear menos agressivo é preciso pensar além da lâmina, já que o resultado perfeito começa na preparação. Portanto, o mais importante é manter a cútis sempre limpa. Isso pode ser feito através da esfoliação, que removerá a pele morta e impurezas. "Esse processo deve ser suave. O ideal é fazer movimentos circulares para não agredir o rosto", ensina o dermatologista Amilton Macedo.
Com a pele já preparada, você deve aplicar um creme de barbear de qualidade para amolecer os pelos e facilitar o deslizar da lâmina. Deixe o produto agir por um ou dois minutos antes de tirar o aparelho do armário. "O erro mais comum é usar sabonete de banho, mas eles podem causar ressecamento e inflamação", ressalta o médico.
Escolha o momento certo para se barbear. O melhor momento é após o banho, pois a pele estará macia e os poros abertos. Se não for possível, esquente uma toalha e deixe no rosto por alguns minutos. Não se esqueça também de usar lâminas novas e limpas para evitar a inflamação, pois as velhas irritam a pele e podem causar dolorosos cortes.
Após terminar de remover todos os pelos, lave o rosto com água fria para fechar os poros. Enxugue-o e em seguida aplique uma loção hidratante para ajudar a abrandar a pele irritada. "Além do pós-barba faça uso também do protetor solar, pois na primavera tem muitos dias de sol", recomenda Amilton Macedo.
Homens não gostam da sensação grudenta e brilhosa, principalmente os que possuem pele oleosa. Para tal grupo o filtro mais indicado é o em gel, que, assim como os produtos para barbear, não contém óleo na fórmula e evita aumentar ainda mais essa característica. Já a galera com pele mais seca deve optar pelos cremes, pois este pode ainda hidratar o rosto.
"Todos os tipos de peles devem usar protetor solar, inclusive, as oleosas. Nunca devemos confundir oleosidade com hidratação, pois a cútis pode ser oleosa e desidratada", ensina o médico dermatologista Amilton Macedo.
por Bruno Janot