Quem tem tatuagem sabe que os cuidados com o local devem sempre estar em dia. Apesar de os riscos serem muito maiores no verão, quando as manchas causadas por queimaduras solares exigem extrema proteção de filtros solares e evitar a exposição a praia e piscina, as estações mais frias também precisam de atenção no que diz respeito às tattoos. Entenda quais as precauções necessárias para o tempo frio e o que deve ser feito.
Você já deve ter ouvido por aí que não é porque deixou de fazer calor que o sol não prejudica a pele. Os raios UVA e UVB continuam prejudicando a pele mesmo nos dias mais frios ou nublados, então, descuidar do protetor solar não pode ser uma opção. Invista em fatores de proteção solar altos, que não exigirão reaplicação muito frequente ao longo do dia, principalmente se você for expor a tatuagem ao sol. Isso vai evitar que o desenho desbote ou até mesmo inflame gerando problemas mais graves.
Uma das características do inverno é deixar a pele muito ressecada, o que acaba gerando rachaduras. Nas áreas tatuadas, a falta de hidratação pode causar um aspecto poroso e desbotado. Para que isso não aconteça, o ideal é investir na hidratação por meio de loções e hidratantes corporais que garantam à pele maciez e viço.
Sim, é uma tentação um banho bem quente no meio do inverno. Porém, a alta temperatura da água deixa os poros abertos e removem a oleosidade da pele. Por mais que pareça que está tudo bem, não está. Isso pode aumentar o ressecamento, fazendo com que a sua pele descame e pode prejudicar a sua tatuagem. Além disso, a água muito quente causa envelhecimento precoce, e ninguém deseja ficar com suas tatuagens murchas antes do tempo.
Parece chover no molhado, mas é a mais pura verdade: se você não se hidrata por dentro, a hidratação externa vai funcionar muito pouco. No inverno, isso é ainda mais importante, já que a tendência é a que tomemos menos água. Uma dica para isso é investir em uma alimentação recheada de caldos e sopas e manter sempre uma garrafinha de água ao alcance da mão.
Existe uma variedade imensa de produtos masculinos para a pele, mas o ideal, principalmente no inverno, é tratá-la e hidratá-la com produtos específicos para tatuagens. Só eles terão propriedades em sua composição ideais para proteger a pele dos efeitos (e pasmem), queimaduras que o frio pode trazer.
Por: Karoline Miranda