É impossível falar de barba e não mencionar a famosa barba lenhador. Essa opção faz um enorme sucesso e continua sendo uma referência muito grande no universo masculino. "A barba lenhador possui uma particularidade de ser bem quadrada e bem volumosa, mas nem todos vão conseguir utilizá-la. Isso vai depender do formato do rosto e do volume de pelos no rosto que cada um possui", explica o profissional. Opte sempre por conversar, antes do início de qualquer procedimento, com um barbeiro de confiança para evitar possíveis frustrações.
A barba linear tem tudo para ser o grande nome do ano de 2021. Como ela exige um traçado mais fino e reto - sempre, claro considerando as dimensões do seu rosto -, esse estilo de barba cria um efeito bem limpo e se torna uma alternativa bem interessante para os homens. Não exige um tempo grande para o crescimento, pois pode não ser tão volumosa. "Esse tipo de barba possui perímetros mais marcados que se encaixam muito bem em quase todos os rostos. Eles devem ser escolhidos de acordo com o formato do rosto do cliente. Por exemplo, com rosto redondo, os perímetros devem ser mais quadrados. Isso também se aplica de forma contrária, trazendo um conceito de visagismo mais harmônico para o rosto", informa Marcos.
Esse tipo de barba é destinada para quem deseja inovar e ousar no visual. O riscado tem feito muito sucesso nos cabelos e nas sobrancelhas, então agora é a vez disso também aparecer nas barbas. Para o profissional, esse estilo exige atenção por parte de seus adeptos: "Risco na barba não é algo muito comum, mas existe alguma procura. Deve ser observado o estilo da pessoa que vai utilizar esse tipo de barba. Por ser mais estilizada, ela não se encaixa em um padrão executivo". Por isso, se você trabalha em um ambiente mais formal, talvez essa não seja uma boa opção de barba para 2021.
Trata-se de uma opção muito interessante e que também pode combinar com o cabelo degradê. Esse modelo de barba produz um resultado muito legal para quem possui menos pelos, trazendo um efeito visual simples e leve. "A barba degradê, com certeza, é a barba mais pedida. Ela pode se encaixar com todos os outros estilos já mencionados. A remoção dos pelos é feita aos poucos para criar diferentes camadas, acompanhando a lateral do cabelo. Isso dá uma aparência de rosto mais fino, trazendo atenção para o queixo e para o topete de quem usa", é o que diz o barbeiro sobre essa alternativa.
Essa alternativa exige um cuidado maior com a barba por conta do seu formato e volume. Com inspiração no estilo dos guerreiros da Grécia Antiga, se trata de uma barba que necessita de uma manutenção mais constante. "A barba espartana é tão pedida quanto a lenhador, porém ela fica mais acessível para o cliente. Por não precisar de tanta estrutura quadrada do rosto para usá-la, seu efeito consiste em alongar o queixo e afinar as laterais. Sua particularidade é o queixo mais alongado e pontudo", fala o profissional.
Os pelos no rosto sempre são destaque para diferentes personagens e povos da nossa história. A barba Viking é influenciada pelos exploradores nórdicos, sendo um modelo mais rústico e de maior dimensão dos pelos. "A barba Viking fica em um meio termo entre a lenhador e a espartana. É feita com a lateral mais baixa e com o queixo mais proeminente, porém com um volume maior na barba e também no bigode", ressalta Marcos.
Para que uma barba chame atenção, ela precisa estar bem cuidada. Para que isso ocorra, comparecer ao barbeiro uma maior quantidade de vezes será bastante necessário. "A frequência que o cliente deve ter na barbearia não deve passar de 10 dias, principalmente, se deseja ter uma barba que aparenta limpeza o tempo todo", salienta o barbeiro, que indica: "Um pente de madeira para pentear os fios da barba deve ser usado, pois ele retira a estática do fio, fazendo com que a barba tenha menos frizz. O comprimento do pelo vai determinar o tipo de produto que deve ser usado, por exemplo, quando mais curta é usado o balm, quando mais longa é utilizado óleos específicos para hidratar melhor os fios". Marcos também reforça: "O shampoo para lavar a barba deve ser próprio, pois o pH dos fios da barba são diferentes dos fios de cabelo".
Marcos Messa é barbeiro profissional na La Mafia Barbearia Social Club, localizada na Av. João Wallig, 154 - Passo d'Areia, Porto Alegre - RS | Facebook | Instagram
Por: Yan Rocha