Como se trata de um penteado que tem feito bastante sucesso com personalidades famosas de diferentes áreas, o coque samurai caiu no gosto popular. Com tanta gente aderindo a esse estilo, ocorreram algumas variações e releituras, de forma que cada pessoa consegue adaptá-lo para si. Para falar melhor sobre esse assunto entrevistamos o barbeiro profissional, Lucas Rocha, da Barbearia Jobim, que fala: "O coque samurai possui um estilo mais despojado, podendo ser mais arrumado ou desarrumado, dependendo do gosto pessoal. Ele pode ser mais alto, mais frouxo, o legal é que até quem nunca teve oportunidade de ter cabelo grande consegue finalizar dessa forma". Lucas também menciona que alguns clientes retiram o volume nas laterais para dar um efeito de limpeza.
É bem comum ver homens de cabelo liso usando o coque samurai, no entanto, esse tipo de penteado pode ser utilizado por diferentes tipos de cabelo, como os fios crespos, ondulados ou cacheados. Mesmo que alguns necessitem de cuidados específicos para o dia a dia, qualquer homem pode fazer uso do coque samurai com a ajuda de alguns produtos. Só tenha cuidado ao fazer o coque samurai em fios crespos para não embolar ou arrebentar o cabelo acidentalmente.
Para ajudar a manter um estilo diferenciado do cabelo longo, o coque samurai é uma ótima opção. Porém, é importante ter em mente que isso exige algumas práticas para serem adotadas ao longo da sua rotina. "O coque samurai é prático e dá pra fazer com qualquer elástico após enrolar e prender o cabelo com a mão", destaca o barbeiro, que também menciona a facilidade para adotar o penteado. Inclusive, vale destacar que o coque samurai é super indicado para os dias de sol muito intensos, ajudando bastante a amenizar o calor dos cabeludos em diferentes situações, como na praia ou em dias de vento muito forte.
Mesmo que seja uma finalização bem fácil de ser feita é preciso tomar alguns cuidados com os fios. Utilize produtos próprios para hidratação e nutrição capilar, e também penteie os fios com bastante cuidado e leveza para evitar possíveis danos. Evite prender o cabelo muito apertado por muito tempo para não inciar um processo de alopécia por tração. Também não faça o coque samurai com os fios molhados, sempre deixando-os secar completamente antes de amarrá-los. "O ideal é nunca prender seu cabelo molhado, independente do corte ou penteado", aborda Lucas que recomenda: "O secador é uma ótima opção para finalizar e secar o cabelo e não dá muito trabalho, já que o coque samurei possui um estilo mais despojado".
Lucas Rocha é barbeiro profissional da Barbearia Jobim, na Rua Pernambuco, 381 - Engenho de Dentro, Rio de Janeiro - RJ Facebook | Instagram
Por: Yan Rocha