Grooming Quar, 28 Fev. 2018

Psoríase: o que é e como prevenir as manchas vermelhas e a descamação da pele

  • A psoríase pode surgir no couro cabeludo, causando manchas vermelhas e descamação
    A psoríase pode surgir no couro cabeludo, causando manchas vermelhas e descamação

O cuidado com o corpo tem se tornado cada vez mais comum entre os homens, deixando de lado o estigma de que só as mulheres fazem esse tipo de coisa. Hoje eles dão uma atenção especial ao cabelo para não acabar ficando careca, se importam com o desenho da barba e até as partes íntimas ganham mais cuidados e têm o seu lugar garantido. Mesmo assim, alguns problemas podem surgir e perturbar a vida de um homem. Um deles é a psoríase, uma doença crônica que não tem cura. Ela atinge a pele e é bem comum de aparecer, mas não é contagiosa.

A psoríase faz com que manchas avermelhadas apareçam pelo corpo, couro cabeludo e unhas, além de causar descamação na área afetada. Segundo a dermatologista Carolina Marçon, a doença tem ciclos, e pode ser dividida em momentos de melhora e de piora. Quanto ao desenvolvimento e motivo para o problema aparecer, ela explica que predisposição genética, fatores ambientais e sistema imunológico têm participação no surgimento desse mal no corpo. Além disso, problemas emocionais, como depressão e ansiedade, bebidas alcoólicas e cigarro podem fazer com que a psoríase brote em você.

A doutora Carolina explica que essas placas vermelhas aparecem no corpo por um motivo. As células responsáveis pela defesa do organismo, os linfócitos T, são liberados. Isso causa um processo de imigração de todas elas, fazendo com que protejam o corpo de forma exacerbada. E é exatamente isso que causa as manchas avermelhadas e a descamação na área, sendo essas as principais características da psoríase.

A psoríase pode variar de pessoa para pessoa

Cada pessoa tem uma forma diferente de manifestar a doença. A psoríase pode ficar apenas em um local, como nos cotovelos e nos joelhos, ou se alastrar por todo o corpo. A doença também está associada a outras, como artrite, depressão, câncer, problemas gastrointestinais, diabetes, obesidade e dislipidemia. Todos esses fatores podem ser determinantes para o surgimento desse mal no corpo de alguém, mas o fator genético também existe.

Tratar a psoríase por conta própria não é uma boa ideia

Segundo a dermatologista, é preciso que a pessoa procure um especialista antes de sair se medicando em casa. "O médico vai diagnosticar se realmente é psoríase. Com isso, ele vai instituir o tratamento adequado e investigar para saber se outras coisas estão associadas. Isso é muito importante para que a conduta do caso ocorra de forma adequada, sem riscos de complicações", afirma a doutora Carolina.

Para que não acabe dificultando ainda mais o quadro, o especialista vai indicar o tratamento correto a ser feito pelo paciente. Se a psoríase apresenta algumas placas vermelhas, hidratantes, substâncias queratolíticas - que diminuem a descamação - e anti-inflamatórios de via oral são os principais métodos para inibir a doença. Quando ela é mais séria, um dos tratamentos indicados é o sistêmico, que é o uso de medicamentos por um determinado tempo, seja via oral, intravenoso, subcutâneo ou intramuscular.

Outra coisa que é avaliada é o emocional do paciente, como explica a dermatologista. "A própria psoríase desencadeia um impacto significativo no humor e na qualidade de vida. O médico vai avaliar toda essa questão, ver o quanto isso está causando alteração na qualidade de vida do paciente para definir qual vai ser o tratamento", conta a a doutora Carolina.

Mesmo não tendo cura, a psoríase tem diversas formas de ser tratada. A fototerapia é mais uma opção viável para melhorar a situação do paciente. As cabines com radiação UVA ou UVB têm uma ação imuno moduladora, que ajuda a melhorar os casos da doença. Ela pode ser usada de forma isolada ou com associada aos tratamentos sistêmicos ou tópicos.

Se você prefere as coisas que são feitas em casa, pode esquecer. O uso desses produtos e das esfoliações caseiras, que ajudam a evitar os pelos encravados, não é uma boa ideia. Esse tipo de tratamento pode fazer com que a pele seja agredida e acabar contribuindo para o surgimento de lesões em outras áreas e complicando a situação da doença. Por isso, é importante que a pessoa faça o tratamento correto e indicado por um especialista.

A psoríase pode atingir seu couro cabeludo

O cabelo é uma das suas preocupações? Então é melhor ficar ligado, porque a psoríase pode afetar o seu couro cabeludo. Mas não é nada que atinja seu famoso undercut, pode ficar calmo. Para melhorar a área é indicado o uso de shampoos especiais e o tratamento com substâncias queratolíticas, além de anti-inflamatórios para passar no local. A doutora Carolina aconselha a não se medicar em casa e que a pessoa procure um especialista no assunto.

A virilha também pode sofrer com a psoríase

Outra parte do corpo que pode ser afetada pela psoríase é a virilha. Quando afeta essa área, ou as axilas, a doença é conhecida por ser do tipo "invertida". O problema é mais comum em pessoas com obesidade e portadores de HIV. Quanto ao tratamento, a dermatologista explica que é parecido com o feito nas placas, com o uso de medicamentos via oral, mas nesse caso varia de pessoa para pessoa e da extensão da doença pelo corpo do indivíduo.

Como evitar com que a psoríase apareça no seu corpo

A doença é crônica e não tem cura, mas existem formas de preveni-la. Se o seu histórico familiar possui casos de psoríase, é melhor ficar atento aos primeiros sinais que ela pode dar e partir para um especialista. Outras coisas que podem ser feitas é começar a ter hábitos saudáveis, mantendo uma alimentação equilibrada, uma rotina de atividades físicas e evitando o excesso de peso. Além disso, a exposição solar é uma ótima alternativa para prevenir o surgimento das placas vermelhas e da descamação. Vale lembrar que é importante também usar sempre o protetor solar para evitar outros problemas de pele.

por Lucas Palomo

Notícias: Grooming

Foliculite decalvante: saiba mais sobre este problema
Grooming Foliculite decalvante: saiba mais sobre...

Praticamente todo homem que se barbeia com regularidade sabe como a foliculite é desagradável. Volta e meia, esta inflamação se inicia nos folículos pilosos, de onde saem os pelos, deixando o rosto cheio de pontinhos brancos e vermelhos, como espinhas. Existem diversos tipos de...

+
5 opções de barbas curtas para você adotar
Grooming 5 opções de barbas curtas para você adotar

Encontrar a melhor forma de utilizar a sua barba é mais fácil do que você imagina. Claro que não são apenas as volumosas e longas que merecem um destaque, as curtas também são capazes de mudar e renovar totalmente o seu visual. Existem diversas opções disponíveis para todo o tipo de...

+
Nudred: veja como adotar esta texturização
Grooming Nudred: veja como adotar esta texturização

Uma das maiores tendências entre homens de cabelo crespo nos últimos tempos é o nudred, texturização muito utilizada por diferentes faixas etárias e boa para qualquer ocasião. Exibido por qualquer um com fios afro, de atletas a executivos, o nudred é a opção ideal para quem quer se...

+
Tratamento de botox: para que serve?
Grooming Tratamento de botox: para que serve?

Ainda há certo preconceito contra procedimentos estéticos de harmonização facial, mas muitos homens têm começado a ignorar estes ruídos. A aplicação de botox é uma das saídas mais fáceis para alcançar certo rejuvenescimento, além de aliviar problemas crônicos, como enxaquecas causadas...

+

últimas matérias

6 jogadores de futebol com cortes que você pode adotar no seu dia a dia
Grooming 6 jogadores de futebol com cortes que você...

Para as mais diferentes gerações de homens, os jogadores de futebol sempre foram sinônimo de idolatria. Com a facilidade da comunicação nos dias atuais, o estilo de muitos acabam também servindo de inspiração. Afinal, quem não lembra do sucesso que o jogador Neymar fez com o corte...

+
Como usar risco no cabelo com estilo?
Grooming Como usar risco no cabelo com estilo?

Ultimamente, muitas tendências surgiram nas barbearias e salões de beleza para modernizar os cortes de cabelo masculino. Em meio a texturizações e tipos de degradê, o risco é um dos elementos que mais se destaca, além de fazer enorme sucesso entre os homens. Contudo, uma série de...

+
Saiba como luzes invertidas podem mudar seu visual
Grooming Saiba como luzes invertidas podem mudar...

Uma das maneiras mais fáceis de dar uma repaginada no estilo é promover uma mudança nos cabelos. As possibilidades são muitas: você pode testar um corte novo, iluminar, colorir, entre outras coisas. Mas, caso você queira esconder os fios brancos ou exibir mechas mais escuras, a melhor...

+
Quando usar o óleo de barba em vez do balm?
Grooming Quando usar o óleo de barba em vez do balm?

Os cuidados com a barba são essenciais na vida de todo homem barbudo e que preza pela sua aparência. Hoje felizmente existem vários produtos que podem ajudar nessa missão, mas ainda assim podem surgir algumas dúvidas, como quanto às diferenças entre o óleo para barba e o balm. Embora...

+

Matérias relacionadas