Gillette Mach 3
COMPRAR20 milhões de dólares. Essa foi a premiação do 6º Mundial de Defense of the Ancients 2 (DotA 2), realizado em agosto do ano passado. Enquanto isso, o Mundial de League of Legends (LoL), organizado em outubro do mesmo ano, deu mais de US$ 5 milhões (R$ 17 milhões) de prêmio. Não é por acaso que, a cada dia, clubes de futebol do mundo inteiro prestem mais atenção nos E-Sports, que tem movimentado altas cifras e audiência. Recentemente, o Flamengo anunciou os primeiros investimentos na modalidade. Mas, inclusive no Brasil, essa relação é bem mais antiga.
No exterior, o casamento entre clubes e os Eletronic Sports cresce com velocidade. O pioneiro foi o Besiktas, que em janeiro de 2015, montou uma equipe de League of Legends para disputar o Campeonato Turco. O time alvinegro chegou a superar, em casa, a brasileira INTZ na decisão do International Wildcard Invitational (IWCI) daquele ano.
Mais recente, a entrada do Paris St-Germain no ramo, em 2016, casou um barulho nunca antes visto em um clube de futebol. Comprado pelo catari Nasser Al-Khelaifi em 2011, o PSG se juntou à Millenium, organização de e-sports da França, e de cara, anunciou três nomes de peso. O local Bora "YellOwStaR" Kim, cinco vezes campeão da EU LCS (região da elite europeia no LoL), foi o escolhido para posição de diretor de e-sports.
Junto com ele, o também francês Lucas "DaXe" Cuillerier, campeão mundial na Electronic Sports World Cup (ESWC) em 2016, e o dinamarquês August "Agge" Rosenmeier, campeão mundial na Fifa Interactive World Cup (FIWC) em 2014 e na ESWC em 2015, foram anunciados. Hoje, a equipe também contra com o brasileiro Rafael Fortes, que ficou entre os quatro melhores do campeonato FIFA 17 Ultimate Team, realizado em Maio deste ano.
Pioneiro no Brasil, em 2015, o Santos firmou um contrato de licenciamento de marca com a Dexterity Team. O Peixe cedeu o uso do escudo e das cores do clube para os jogadores da organização passarem a usá-los nos campeonatos. Em contrapartida, a Dex pôde vender seus produtos nas lojas do clube da Vila Belmiro.
Já em Belém, a parceria entre o Remo e a Brave E-Sports, firmada em abril de 2016, é mais estreita. O marketing das organizações funcionam de forma integrada, ou seja, tanto as camisas de futebol, quanto de esportes eletrônicos, estampam os mesmos patrocinadores. permite que patrocinadores possam estampar suas marcas nas camisas tanto do futebol quanto dos esportes eletrônicos.
Curiosamente, o clube do Pará, assim como o Santos, não possuem equipes de Fifa ou PES, games de futebol.
Confira a lista:
Besiktas (Turquia) - desde 20 de janeiro 2015
Wolfsburg (Alemanha)- desde 20 de maio de 2015
Santos - desde 5 de agosto de 2015
Remo - desde 6 de abril de 2016
West Ham (Inglaterra) - desde 6 de maio de 2016
Schalke 04 (Alemanha) - desde 16 de maio de 2016
Sampdoria (Itália) - desde 19 de maio de 2016
Valencia (Espanha) - desde 7 de junhpo de 2016
Manchester City (Inglaterra) - desde 6 de julho de 2016
Dínamo de Moscou (Rússia) - desde 15 de julho de 2016
Sporting (Portugal) - desde 21 de julho de 2016
Ajax (Holanda) - desde 22 de setembro de 2016
Philadelphia 76ers (EUA) - desde 26 de setembro de 2016
River Plate (Argentina) - desde 7 de outubro de 2016
Alavés (Espanha) - desde 8 de outubro de 2016
Fernerbahçe (Turquia) - desde 14 de outubro de 2016
Monaco (França) - desde 26 de outubro de 2016
Legia Varsóvia (Sérvia) - desde 31 de outubro de 2016
IFK Helskinki (Finlândia) - 5 de Novembro de 2016
Nantes (França) - 16 de Novembro de 2016
por João Vítor Castanheira