Qualquer procedimento que envolva a remoção de pelos exige uma habilidade com as mãos que, no geral, somente os profissionais que trabalham com cabelo e barba possuem. Por conta disso, entrevistamos a barbeira e professora do curso de barbearia, Mirella Menetak. "O risco tanto na sobrancelha, quanto no cabelo, pode ser feito com alguns acessórios específicos para o corte. De uma forma mais simples, é utilizado apenas uma maquininha para fazer o acabamento e, após esse passo, limpar o risco com uma navalha", revela a profissional sobre o corte.
O estilo riscado não é para qualquer um. Esse tipo de corte, na verdade, é destinado para quem deseja inovar em seu visual e quer ousar de uma maneira mais discreta. A barbeira menciona sobre os benefícios de adotar o risco no cabelo e sobrancelha: "Com esse tipo de corte combinado, você sai um pouco da mesmice dando, de fato, um diferencial ao seu estilo. Esse detalhe chama atenção discretamente e deixa quem o utiliza moderno e, sem dúvida, mais charmoso". Mas lembre-se: esse é um corte que exige uma breve conversa com algum profissional de confiança antes de ser adotado.
O efeito visual que o risco proporciona é diferenciado e único, por isso combinar os traços da sobrancelha com o do cabelo é uma opção que traz resultados atrativos para quem utiliza. "Primeiramente, é determinado um ponto de referência e, após isso, é feita uma marcação no local da lateral da cabeça, na altura que o modelo desejar ou achar melhor", explica a barbeira. "O risco não é feito muito em cima, pois é preciso fazer uma conexão com o riscado da sobrancelha", informa a instrutora, que destaca a importância do efeito ser realizado em conjunto do cabelo com a sobrancelha.
Esse tipo de corte necessita de uma atenção maior para manter a conservação dos fios. Por conta de ser um estilo que determina uma raspagem fina dos pelos, o comparecimento ao salão será feito com uma frequência maior. "Geralmente, o risco do cabelo é o primeiro a se apagar. Nesse caso, o recomendado é fazer o retoque em uma barbearia após 1 semana ou, se preferir, a cada 15 dias junto com o riscado da sobrancelha", é o que diz Mirella.
Mirella Menetak é barbeira profissional e instrutora do curso de barbearia no Instituto Osmar Soares, localizado na Rua Direita, 166 - São José, Recife - PE | Instagram
Por Yan Rocha