Lavar ou não o cabelo todos os dias? Por mais simples que pareça esse questionamento, acredite ele ronda a cabeça de muitos homens. Sabemos que lavar o cabelo, além de uma prática de higiene pessoal é muito importante para o crescimentos dos fios, quando feito de maneira correta. Por isso, não é anormal essa prática trazer muitas dúvidas. Na verdade não há problema em lavar o seu cabelo diariamente, mas sim em usar shampoo em excesso, ainda que esses produtos sejam muito importantes para remover as impurezas, como suor e oleosidade excessiva do couro cabeludo.
A prática de lavar os cabelos com shampoo todos os dias pode ter um efeito negativo. O couro cabeludo é o responsável por produzir óleos naturais que garantem que os fios fiquem nutridos e não ressequem. E, o shampoo, por outro lado, limpa o cabelo, mas no processo remove a oleosidade que a pele produz. A não ser que você utilize produtos como pomadas, modeladores e gels diariamente, não há necessidade de utilizar shampoo todos os dias. Você pode apenas lavar seu cabelo só com água, massageando com a ponta dos dedos, a fim de remover apenas o excesso de óleo e impurezas. Com isso, você consegue fios mais hidratados, brilhosos, com o frizz controlado e menos suscetíveis à quebra.
Seja na barba ou cabelo nunca e nenhum produto deve ser usado em excesso. Mas, também não existe uma regra universal sobre a quantidade para uso, na verdade isso, muda de cabelo para cabelo. Assim, também como o clima pode interferir. Caso, você esteja no verão ou em um local com o clima muito quente, vale a pena lavar mais vezes, até porque a produção de gordura e suor na sua pele toda, incluindo seu couro cabeludo, será maior. Em dias mais frios invista em um shampoo hidratante e use menos vezes paramanter os óleos naturais presentes no cabelo.
No caso de texturas, os lisos se dão melhor com lavagem diárias, pois a oleosidade escorre com maior facilidade da raiz para as pontas dos fios. Mas, deve tomar cuidado para não retirar todos os seus óleos naturais no processo, ou seja, caso perceba que seu cabelo está ressecado, aumente o intervalo entre elas. No casos dos cabelos crespos e cacheados, o recomendável é a lavagem de duas a três vezes na semana, justamente para que dê tempo do óleo concentrado nas raízes chegar às pontas. Invista também em um shampoo hidratante, a fim de amaciar os fios.
Não se trata de apenas não lavar o cabelo todos os dias com shampoo, é necessário também procurar o produto ideal para o seu couro cabeludo. Pessoas com cabelo seco e oleosos devem escolher shampoos sem sulfato, por não serem tão detergentes. Para quem não sabe, os sulfatos entram nas fórmulas de muitos shampoos, pelo alto poder de limpeza e custo/benefício. Ou seja, esse tipo de produto leva embora a oleosidade natural dos fios, deixando-os ainda mais ressecados. É ruim também para o cabelo oleoso, porque o "couro cabeludo" entende que a oleosidade natural foi perdida e produz mais sebo, deixando o cabelo e ainda mais engordurado. Por tanto, além de ver a função dos produtos, procure também olha no rótulo seus componentes.