Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o principal fator que influencia a aparência da sua barba é a genética. "O fator genético diz o quanto de testosterona o homem terá e a quantidade de receptores para hormônios, é isso que determina o volume e a qualidade dos fios", explica a especialista. No entanto, há ainda outros fatores como perda de fios decorrente de doenças, a alimentação e a saúde da sua pele.
Além da hereditariedade, aproximadamente 30% dos casos de homens com barbas ralas, podem estar relacionados a doenças que afetam o sistema imunológico, como tireoidites, diabetes, lúpus e vitiligo. "Doenças como alopecia areata faz a perda de fios em placas e pode acometer também a barba", alerta a médica. A boa notícia é que nesses casos há tratamentos que podem estimular o crescimento dos fios novamente, mas vale lembrar que antes de mais nada é fundamental procurar ajuda médica para obter o diagnóstico correto e seguir as orientações recomendadas.
Você sabia que ter uma alimentação rica em proteínas é fundamental para a formação dos pelos do corpo? Isso porque os fios são estruturas compostas em sua maior parte por esse nutriente. As vitaminas D e do complexo B também são substâncias muito importantes para garantir uma barba com um crescimento constante e com fios mais saudáveis. A vitamina D, por exemplo, ajuda a equilibrar a produção de hormônios, favorecendo a testosterona, responsável pela formação dos pelos faciais e, por ser uma substância antioxidante, trabalha na renovação dos folículos capilares que ficam inativos. Já as vitaminas do complexo B auxiliam na circulação do sangue, ajudando no processo de transporte dos nutrientes para os pelos.
A falta de cuidados com a pele também pode ser um dos motivos que talvez esteja atrapalhando o crescimento da sua barba. A oleosidade excessiva, por exemplo, pode entupir os poros e atrapalhar o crescimento dos pelos faciais, assim como o surgimento de alergias e a foliculite. Essas complicações podem causar a inflamação dos folículos pilosos, estruturas responsáveis pela formação dos fios. Por isso, é muito importante manter uma rotina de cuidados, lavando bem a região da barba com produtos específicos e indicados para o seu tipo de pele, incluindo também produtos que hidratam, como óleos e balms. Você também deve sempre usar um gel ou creme de barbear na hora de fazer a barba, evitando assim os pelos encravados. "O atrito também pode prejudicar o crescimento então evite coçar a barba", finaliza a médica.
Nandara Paiva é uma dermatologista formada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com residência médica Hospital Universitário Pedro Ernesto. Ela tem consultório na Tijuca e na Zona Sul do Rio de Janeiro. | Contato
Por: Ramon Andrade