Você já deve ter se perguntado o motivo da sua barba coçar e como fazer isso parar. Essas são dúvidas muito frequentes entres os barbudos, principalmente entre os iniciantes. A coceira é um problema muito irritante e pode estar relacionado a hidratação da pele, crescimentos dos fios e o acúmulo de resíduos indesejados. No entanto, existem algumas maneiras de evitar e tratar esse transtorno. Se você ficou interessado em entender porque isso acontece e como acabar com esse transtorno, continue lendo que vamos te explicar tudo.
Um das principais causas do surgimento de coceira é a falta de hidratação da pele. A ausência desse cuidado na sua rotina pode deixar a sua barba e a sua cútis ressecada, causando a irritação da sua pele e consequentemente, a coceira. O processo de crescimentos da sua barba também pode colaborar para esse transtorno, porque a pele sob a barba tende a ficar cada vez mais seca com o crescimento dos fios. Outra causa é o acúmulo de resíduos na camada da superfície da pele, como células mortas, poeira e outros resíduos indesejados.
A primeira coisa que você deve fazer para parar a coceira do rosto é estabelecer uma boa rotina de grooming. Procure lavar diariamente o seu rosto com os produtos específicos, porque isso vai ajudar a eliminar os resíduos indesejados que, ao longo do dia, se acumulam na sua barba. É importante prestar atenção no rótulos do shampoo e condicionador que serão usados para a lavagem dos pelos e evitar usar os que contenham ativos muito agressivos. O ideal mesmo é usar produtos específicos para a barba. Além disso, nunca lave o seu rosto com água quente, porque a alta temperatura pode tornar o seu rosto mais ressecado e aumentar a sensação de coceira.
Pode parecer óbvio, mas secar a sua barba também faz parte da rotina de cuidados. Muitos homens acabam pulando essa etapa, mas essa ação faz toda diferença, pois a umidade dos fios faciais pode colaborar para o surgimento de caspa e coceira. O ideal é que você evite usar secador para esse procedimento, já que o calor pode deixar os fios ressecados. Prefira secar a sua barba com uma toalha limpa e macia.
A esfoliação facial é uma etapa importante, já que essa técnica consegue fazer uma higienização mais profunda na pele, eliminando assim as células mortas e resíduos indesejados que são mais difíceis de serem removidos com a limpeza simples. Busque fazer esse procedimento uma ou duas vezes na semana para conquistar um melhor resultado. Existem muitos cremes esfoliantes disponíveis nas farmácias e lojas de cosméticos, mas você pode também optar pelos caseiros, como os feitos com bicarbonato de sódio e água, que são mais leves.
Os óleos de barba são produtos indispensáveis na vida dos barbudos, porque eles conseguem deixar os pelos mais brilhosos, macios, saudáveis e também hidratar a pele do rosto sob a barba. Dessa forma, conseguem tratar o desidratação da pele e, consequentemente, parar com a coceira. Para reduzir os riscos de irritação e alergia, especialmente se sua pele for sensível, prefira os óleos de origem vegetal.
Por: José Thomé
Gel Mach3 Sensitive
COMPRAR