Com tantos estilos de cabelo e barbas em voga atualmente, muitos homens passaram a adquirir produtos para manter a rotina de grooming em casa, mas sem deixar de visitar barbearias com frequência, a fim de modificar o visual. No entanto, seja por desleixo ou outros motivos, alguns rapazes deixam de aparar as pontas da barba e do cabelo, e isso traz desvantagens ao visual e à saúde dos fios. Quer saber por que aparar as pontas da barba e do cabelo é tão importante? Confira na matéria abaixo!
Se você está se perguntando sobre quais as consequências de não aparar o cabelo e a barba, elas vão além de ressecamentos e pontas duplas. Ficar sem aparar o cabelo e a barba por muito tempo pode causar nós nos fios, algo que é chamado de triconodose, em termos científicos. "Um dos fatos que a não aparagem dos fios pode ocasionar é a estagnação do crescimento do cabelo. O cabelo recebe irrigação sanguínea, mas ele cresce da ponta em diante. Sem a retirada de sua ponta, ele certamente vai enfraquecer e ainda é capaz de desenvolver a triconodose, que é o resultado do uso excessivo de produtos químicos no cabelo, podendo ser, também, a consequência de muita fricção dos fios", alerta o barbeiro Jay Alexandre, da Barbearia Beard and CO.
Alguns homens se questionam se é possível aparar o cabelo e a barba em casa. É possível, mas usar tesouras não apropriadas para cortar o cabelo pode gerar danos nos fios. "Cabelo e barba são pura geometria e angulação. Tesouras foram desenvolvidas exatamente para o melhor corte dos fios. Tesouras fio navalha e laser tem características distintas e jamais devem ser substituídas por tesouras direcionadas para outros afins. Costumo exemplificar de tal modo: usar uma tesoura de cortar papel e pano nos cabelos é como se você usasse uma faca de cortar pão para cortar uma corda, ao invés de uma espada! A afiação de uma e outra possuem micro serrilhamentos que são incompatíveis com o cabelo", explica Alexandre.
Um mito no grooming é o de que as máquinas deixam os fios grossos. Na verdade, elas cumprem bem o papel de aparar as pontas da barba e do cabelo. "Os elétricos são mais precisos. Durante décadas essas ferramentas foram tomando o espaço de muitos barbeiros e se criou um mito, um folclore, de que as 'máquinas estragavam os cabelos', o que é uma tremenda injustiça. A escola antiga de barbearia contava com muitos profissionais autodidatas, mas que, ao longo da carreira, pouco buscaram conhecimento técnico ou debater sobre o assunto. Daí, com a chegada do novo comportamento de moda dos anos 1990, em que era hit raspar os cabelos, muitos usaram isso como uma autodefesa", explica Jay.
Barbeiro: Jay Alexandre / Barbearia Beard and CO. Barber Shop - Rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, Flamengo (RJ). Facebook