Essa mudança de cor da pele é um efeito que pode ser ainda mais comum quando se utiliza um aparelho de barbear mais antigo, uma vez que as lâminas já estão gastas e não conseguem cortar o pelo da melhor forma possível. "Alguns homens reparam uma coloração acinzentada ou esverdeada após se barbear porque a lâmina do barbeador corta o pelo, mas não o retira completamente da raiz, como na depilação a cera ou a laser. Por isso, dá para perceber a sombra do pelo embaixo da pele, principalmente se for uma pele clara", explica a dermatologista Mariana Rita Fernandes.
Você sabia que, além de evitar o efeito esverdeado, usar lâminas novas é um dos cuidados mais importantes na hora de raspar os pelos do seu rosto? Isso porque as lâminas mais gastas tendem acumular mais sujeiras, como restos de produtos, células mortas, vestígios de pelos. Somados à água, eles criam o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias que podem comprometer a saúde da sua pele, causando problemas como o surgimento de pelos encravados, irritação e alergias. Uma das formas mais fáceis de saber se está na hora de trocar as suas lâminas é observar a fita lubrificante que existe no aparelho, elas geralmente têm cores que variam do azul ao verde e após vários usos tornam-se esbranquiçadas. Vale lembrar que é muito importante guardar as lâminas em um local limpo e seco, para evitar que a umidade acelere o processo de oxidação do material.
Segundo a médica, a hidratação da pele após barbear é um dos cuidados mais importantes para evitar irritações e manter a pele saudável para a próxima raspagem. "Deve-se usar uma espuma de barbear antes de ter contato com a lâmina e quando finalizar usar o creme hidratante com ativos que reponham o manto hidrolipídico da pele, como a ceramida, glicerina e niacinamida. Para peles oleosas deve-se optar por uma loção pós barba em gel ou oil-free para não causar acne" recomenda a profissional. Lembre-se que jamais devem ser usados sabonetes comuns para lubrificar as lâminas de barbear, porque esses produtos podem causar muitos danos, como o ressecamento da sua pele.
Além do uso de gel e espuma de barbear, as complicações que costumam surgir depois de se barbear podem ser evitadas com um cuidado simples: utilizar o barbeador no sentido correto. Muitos homens acreditam que a forma mais eficaz de remover os pelos é utilizar o barbear no sentido contrário, no entanto, é recomendado sempre seguir o sentido do crescimento dos fios para evitar que eles encravem. Não deixe também de limpar os pelos que ficam presos à lâmina debaixo de água corrente.
Mariana Rita Fernandes é especialista em Dermatologia pela UERJ e em Tricologia Médica pela Itália-Bolonha. | Contato
Por: Ramon Andrade