Muitos homens optam por estilizar o cabelo de diferentes maneiras com o objetivo de criar uma identidade visual própria, seja pelo corte ou, também, pelas tinturas que criam uma cor nova sobre a original dos fios. Se você é adepto das colorações como ferramentas que ajudam a transformar seu estilo, é comum que você fique em dúvida se o hábito de pintar o cabelo muitas vezes pode fazer mal. Quer saber a resposta para essa pergunta? Confira na matéria abaixo!
Para ter noção de como as tinturas agem nos fios de cabelo, é interessante que você saiba como ocorre o processo de coloração. As tinturas agem por meio da oxidação, geralmente com a presença de amônia, substância que é capaz de abrir as cutículas dos fios de cabelo para, então, depositar os pigmentos artificiais na parte interna deles.
Quando isso ocorre, há uma reação entre os pigmentos artificiais, a tintura, e os naturais do cabelo (melanina), gerando, assim, uma cor nova sobre cabelo. No entanto, quando a amônia deposita a coloração artificial no cabelo, ela acaba expulsando alguns nutrientes dos fios, justamente para criar uma cor nova e que permaneça por um bom tempo no cabelo.
Os maiores danos que pintar o cabelo pode trazer à fibra capilar se resumem na porosidade, ressecamento e até o surgimento de pontas duplas, que são potencializados se você repetir o processo muitas vezes, sem tomar maiores cuidados com a saúde dos fios.
A porosidade se justifica pelas cutículas dos fios que ficam abertas por conta da ação da amônia, o que deixa o cabelo ressecado e com um aspecto áspero. O ressecamento também é um fruto desse passo, pois os fios perdem um pouco de queratina que confere maleabilidade e proteção a eles.
As pontas duplas, seguindo essa linha de raciocínio, surgem em cabelos cujas pontas não conseguem ser hidratadas através da oleosidade natural do couro cabeludo.
Contudo, mesmo que você pinte seu cabelo diversas vezes, dificilmente ocorrerá a quebra ou a queda dos fios por conta do uso das tinturas. Ainda que sejam agressivas aos fios, elas ainda são processos considerados leves, que não alteram estruturalmente os fios, como faz uma descoloração ou escova progressiva. Pode ficar despreocupado que pintar o cabelo muitas vezes pode tornar seu cabelo ressecado, mas quebrado ou com queda, apenas na presença de outras químicas fortes.
Agora que você já sabe dos riscos e consequências que as tinturas causam sobre os fios, é importante ter conhecimento de como recuperá-los após ter colorido seu cabelo. Dessa forma, hidratações são bastante úteis para repor água e alguns nutrientes perdidos, mas se sentir que elas não estão trazendo resultado, aposte nas nutrições e reconstruções, responsáveis por devolver os lipídios e proteínas perdidos no cabelo. Vale lembrar que o uso desses produtos deve ser pontual, de uma a duas vezes na semana, em média. Eles também garantem que os pigmentos artificiais não desbotem tão rápido do seu cabelo rapidamente.