Bom, se você já se identificou como um perfeccionista que está o tempo todo buscando o melhor do seu visual, então é também provável que você já tenha cogitado pigmentar sua barba ou a linha do seu cabelo. Tudo para trazer um ar de fios alinhados, e com uma textura uniforme e preenchida, que cá entre nós, é o desejo de todo e qualquer barbudo. Só que se você tem um estilo de barba como o lenhador, ou ostenta um cabelo de comprimento médio ao longo, essa técnica não é a mais indicada para você. Quem explica esse assunto é o barbeiro Marcelo Rodrigues, da Barbearia Club: "Normalmente, a pigmentação é usada para cobrir falhas e dar uma aspecto mais escuro e correto em toda a área da barba. Os homens que mais utilizam esse procedimento, geralmente, são os que mantém o cabelo menor, estilo militar, em que naturalmente aparecem mais falhas, ou os que contém falhas na barba e desejam cobri-las suavemente", explica.
Caso você seja um bom candidato para realizar a pigmentação na linha do cabelo ou na área da barba, o próximo passo é buscar o melhor resultado estético possível. Por isso, é bacana fazer esse processo com um profissional que tome cuidado para não depositar a tintura em excesso no cabelo ou na barba, justamente para evitar um resultado artificial, que deixe evidenciado que você usou algo bem escuro para cobrir suas falhas.
Para isso, Rodrigues recomenda o seguinte: "O processo de pigmentação consiste em aplicar tinta na parte do cabelo ou barba mais falhados. Mas, para não deixar um tom artificial, o ideal é que o profissional não aplique muito produto nas áreas, nem deixe encostar muito produto na pele, somente nas partes que têm algum pelo", alerta o barbeiro. Vale lembrar que, diferentemente das tinturas específicas para o tingimento dos cabelos, a pigmentação feita na barba e no cabelo tem, em média, uma duração de uma semana. "A pigmentação funciona como uma cobertura artificial das falhas e, normalmente, dura até uma semana", revela.
Está em um momento da sua vida em que você anseia por uma grande mudança no estilo do seu cabelo e da sua barba? Se sim, se você já enjoou da barba cheia e comprida e dos fios de cabelo que estão em um comprimento médio a longo, apostar em um visual demarcado por linhas bem definidas pode ser muito interessante. Isso porque, ao cortar um cabelo longo e fazer uma barba que esteja bem comprida, a sensação que você tem é a de que o seu rosto "abre", principalmente por se tratar de uma mudança radical. É como se a face ficasse mais exposta, mais aparente e isso tem motivo: os pelinhos, conhecidos como baby hairs que se situam na linha do cabelo, quando cortados, dão um aspecto de "novo, fresco" ao seu visual. Então, com o cabelo cortado, seu rosto transparece mais.
Com a barba é a mesma coisa: ao raspar os pelos que fogem ao desenho do seu formato natural de barba, você ganha contornos mais delineados, podendo até mesmo obter um efeito de rejuvenescimento - algo muito comum para os barbudos que decidem tirar completamente a barba. É o que confirma Marcelo: "Um visual bem alinhado e bem feito deixa o homem com o perfil mais sério, além de garantir um aspecto de bem cuidado e com uma perfeição maior e mais bonita em todo o visual", diz.
Marcelo Rodrigues é barbeiro na Barbearia Club, na Rua Luiz Beltrão, 31, Loja B, em Vila Valqueire, Rio de Janeiro - RJ. | Instagram
Por: Bruno Mourão