Não é novidade para ninguém que pentear a barba é um dos passos mais importantes na rotina de cuidados dos homens barbudos. Além de ajudar a domar os fios, o hábito contribui para a saúde e a estética dos pelos faciais. Para realizar essa tarefa, é comum que o pente para a barba seja a ferramenta mais indicada pelos barbeiros. Mas será que ela é realmente necessária? Para esclarecer de uma vez essa dúvida, a equipe do Preparado Pra Valer conversou com Leandro Fael da Barbearia Club. Veja só o que ele nos contou!
Assim como os cabelos, a barba também requer alguns cuidados especiais no dia a dia. O principal entre eles é a escovação. De acordo com Leandro, o hábito pode trazer uma série de benefícios para os fios faciais e, por isso, é extremamente necessário. "Pentear a barba ajuda mantê-la saudável, retirando os fios fracos e deixando só os fortes e saudáveis, além de distribuir a oleosidade por todos os fios, evitando que ela fique ressecada nas pontas", explica. Outra vantagem desse passo é a retirada de resíduos acumulados por toda a extensão dos fios, o que favorece a limpeza e a hidratação dos pelos.
Não é à toa que o pente para a barba é um dos itens mais populares entre os barbudos. Além de ajudar a desembaraçar os fios, ela contribui para a hidratação dos fios, ao ajudar na distribuição da oleosidade, resultando em uma barba mais saudável e macia. No mercado, é possível encontrar uma grande variedade de modelos, mas vale lembrar que o de madeira é o mais indicado e apresenta o melhor custo benefício, já que conta com uma alta duração e apresenta bons resultados. Mas, de nada adianta ter a ferramenta correta se não souber utilizá-la, certo? Por isso, Leandro adianta: a forma correta de pentear a barba é seguindo os sentido dos fios. "Geralmente, o movimento deve ser feio para baixo, isso ajuda a manter o alinhamento e a beleza dos fios", afirma.
Para garantir uma barba bonita e saudável, também vale incluir outros produtos além do pente para a barba na sua rotina. "O shampoo específico para pelos faciais, o óleo e balm para barba também ajudam a dar brilho e a melhorar a estética dos fios", completa Leandro. Mas, para conquistar esses benefícios, é importante saber usá-los da maneira correta. "O balm, por exemplo, pode ser utilizado uma vez ao dia. Por outro lado, o óleo costuma ser usado um dia sim e outro não. Ainda assim, a frequência pode variar de acordo com o tipo de pele e barba", conclui.
Leandro Fael é sócio da Barbearia Club. End: Rua Luiz Beltrão, 31, Loja B, Vila Valqueire (RJ) | Instagram
Por Úrsula Lima