Você sabia que além de uma questão estética aparar os pelos do nariz é também um cuidado com a higiene pessoal? No entanto, isso não deve ser feito de qualquer forma, pois a região interna das narinas é muito sensível e removê-los da maneira errada pode gerar algumas complicações. "A remoção com pinça ou cera, por exemplo, podem resultar em problemas como a inflamação do folículo, com edema e até o surgimento de uma infecção", alerta a dermatologista Nandara Paiva. Se você optar por esses métodos mesmo assim, tente retirar os pelos em um único movimento para evitar prolongar a dor e causar algum tipo de sangramento também é muito importante buscar uma cera que seja específica para esse uso. Geralmente esses produtos vêm com um bastão que pode ser inserido dentro da narina, faça com atenção e tenha o cuidado de também proteger o seu bigode, principalmente se ele for mais cheio, para evitar retirar os pelos dali e estragar o seu visual.
Segundo a médica, as opções mais indicadas e que apresentam menos riscos são usar uma tesoura ou um aparador de pelos para o nariz. "A melhor forma de aparar os pelos do nariz é optando por uma tesoura ou um aparador elétrico, lembrando que esses pelos protegem os pulmões da área externa e a falta deles nos deixa vulneráveis a infecções", explica a especialista. Se você escolher uma tesoura, lembre-se de que ela deve ser específica para isso, elas são mais curtas e possuem pontas arredondadas para evitar que você se corte ou se fure durante o processo. Mesmo oferecendo menos riscos, tenha cuidado para não inserir demais a tesoura nas narinas. Também é importante se atentar para não cortar o seu bigode e assoar o nariz de vez em quando para expulsar os pelos soltos.
O aparador de pelos é uma ferramenta mais precisa, por ter um corpo fixo e cabeças acopláveis e ajustáveis, garantindo a remoção dos pelos de uma forma segura e eficiente. Eles também conseguem um resultado mais duradouro e, por terem um formato cilíndrico, conseguem alcançar os pelos mais profundos sem provocar nenhum tipo de ferimento. Outra grande vantagem desses aparelhos é que alguns modelos também podem ser utilizados para aparar pelos em outras regiões como os da sobrancelha.
Nandara Paiva é uma dermatologista formada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com residência médica Hospital Universitário Pedro Ernesto. Ela tem consultório na Tijuca e na Zona Sul do Rio de Janeiro. | Contato
Por: Ramon Andrade