Mesmo que muitos homens não pensem muito nisso, a pele é algo que requer atenção, tanto por questões estéticas, quanto de saúde. Por isso, é necessário desenvolver uma rotina de cuidados com a pele que atenda às suas necessidades, geralmente passando por três eixos: limpeza, hidratação e proteção adequada. Confira abaixo essa rotina prática de cuidados e saiba como cuidar melhor de sua pele!
O primeiro passo para ter uma rotina prática de cuidados com a pele é a limpeza. Ela consiste na remoção de todas as impurezas da pele, como bactérias, partículas de poluição e até o excesso de óleos naturais, que se acumulam ao longo do dia e que podem entupir os poros. Uma dica bônus é investir em lenços umedecidos, destinados a limpar o rosto. Assim, sempre que você estiver no trabalho ou, ainda, chegando em casa após um dia ou noite intensos, os lenços farão o trabalho de remover as impurezas da pele, sem muito esforço.
A importância da hidratação é enorme na rotina de cuidados com a pele. Isso porque os óleos naturais são perdidos na limpeza da pele e, assim, a hidratação adequada é capaz de impedir o ressecamento, mas também não a deixando com um aspecto gorduroso. Uma dica é que você escolha um hidrante cremoso, se tiver a pele seca, e um oil-free, se sua pele for oleosa. Ainda, se quiser, escolha um hidratante com proteção solar para agilizar ainda mais sua rotina.
Se você não quer ter uma pele envelhecida antes da hora, com rugas, manchas e demais problemas (até mesmo alguns muito sérios, como o câncer), utilize protetor solar todos os dias. O protetor solar impede a penetração dos raios ultravioletas do tipo A e B na pele, que causam queimaduras, manchas e mutações perigosas nas células da pele.
Por isso, lembre-se sempre de usar protetor solar pela manhã, mesmo que o dia esteja nublado ou que você vá ficar em ambientes internos, reaplicando algumas vezes durante o dia. A luz artificial, vinda de lâmpadas e eletrônicos como PCs e smartphones, também emite radiação prejudicial à pele, por isso, o protetor é útil até mesmo em ambientes internos. Um protetor de FPS 30 é ideal para habitantes do Brasil, que é um país tropical, com maior incidência de raios solares.