A primeira coisa que se deve saber é que nenhuma pele negra é igual à outra e elas podem ser de tipos diferentes. É importante respeitar a indicação de produto ideal para cada tipo de pele. "Tem pele que precisa de um sérum mais forte, tem pele que precisa de uma água micelar, de hidratante, e outras que não precisam. Então é muito complicado pensar em uma rotina geral para a pele negra sem analisar cada caso. Uma rotina básica que serve para todos os tipos é a limpeza com sabão específico para o seu tipo de pele e o uso de protetor solar", explica a dermatologista. Por isso, é importante consultar um médico especializado para que ele possa identificar as suas necessidades e indicar produtos que irão resultar numa pele mais bonita e saudável.
Apesar de ter a tendência para ser mais oleosa, isso não acontece em toda pele negra. Por isso, é necessário tomar cuidado com o uso de ácidos sem indicação médica para não criar manchas na pele. "Todos os cuidados que possam gerar lesão à pele, são passíveis de culminarem com a formação de manchas", explica Dra. Camila Rosa. Além dos ácidos, isso também pode incluir os esfoliantes, muito usados nas peles oleosas e que possuem pequenas esferas causadoras de atrito entre o material e a pele.
Um mito muito comum no trato da pele negra é que ela não precisa ser protegida do sol, mas a dermatologista desmente ele. "A melanina funciona como um guarda sol no núcleo das células e diminui os danos gerados pela radiação UV. Fazendo com que haja menos mutações e consequentemente uma menor incidência de câncer. Porém não exclui os negros de terem câncer", explica.
"Nunca abra mão do protetor solar", pontua Dra. Camila. Apesar de menos frequente na população negra, o câncer de pele também atinge a eles. A crença de uma proteção natural leva à uma menor preocupação dos negros quanto a doença, fazendo com que eles só procurem ajuda quando o problema está em um estágio mais avançado e consequentemente tenha um pior prognóstico e menos chance de se recuperar. " O fator de proteção natural da pele negra é de 13,4. Isso não é o suficiente para uma proteção efetiva. Recomendamos um FPS de, no mínimo, 30" conclui.
Por Jeferson Vita