Verdade seja dita, todo fã de futebol quer saber se Neymar um dia será considerado o melhor jogador do mundo. Afinal, desde 2008 esse prêmio vem sendo revezado entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, embora o brasileiro tenha ficado na terceira colocação no ano passado. O próprio jogador do Paris Saint-Germain já afirmou que não busca a Bola de Ouro, já que acredita que ela virá com a sua dedicação. Já Philippe Coutinho também estaria de olho no troféu, mas apenas para daqui a alguns anos. Mas agora quem deu o seu voto de confiança ao menino Ney foi Pelé.
Em uma entrevista publicada no site oficial da FIFA, o Rei do Futebol lembrou a carreira e falou principalmente sobre o futebol brasileiro. E já que esse era o tópico, não tinha como deixar Neymar de fora. O atacante foi comparado, inclusive, aos maiores destaques do mundo da bola atualmente.
"Neymar mudou a forma que joga na Seleção. Ele tem que fazer isso. No seu clube ele jogava como ponta-esquerda, enquanto no Brasil ele é mais centroavante, como o camisa 10 tradicional. Isso é difícil, mas ele soube lidar com isso e adaptar o seu jogo. Se você olhar ao seu redor no mundo, os únicos que se destacam são Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar. Não há outros superstars", afirmou o ex-craque.
E como já estava falando sobre a Seleção Brasileira, Pelé aproveitou para expor sua opinião a respeito da equipe como um todo. "O importante é a Seleção ser bem organizada como um grupo, porque ela não tem mais três ou quatro jogadores incríveis para cada posição. O mesmo ocorre com a Alemanha, na qual a ênfase está mais no coletivo. Antes, eram os indivíduos que importavam mais, mas isso mudou muito", disse.
Ao ser perguntado se acreditava que Neymar estaria pronto para ser o líder da Seleção, e portanto assumir grande parte da responsabilidade da vitória, Pelé deixou sua opinião clara. "Ele está pronto sim. Ele pode achar que a mudança tática do seu clube para a Seleção não é algo simples, mas Neymar é o jogador-chave. Ele tem que estar preparado para isso. E eu iria além: para mim, tecnicamente, ele já é o melhor jogador do mundo. Estou certo disso", defendeu.
por Ana Carolina Porto