Ter uma barba é cada vez mais importante para o homem moderno, seja longa ou curta. Além de procurar dicas de estilo, muitos também procuram informações para melhorar seu grooming. Uma das dicas mais básicas está no uso de gel, espuma ou creme de barbear antes de raspar os pelos com uma lâminas. Ainda que seja uma etapa bem difundida, muitos homens podem não saber para que servem, exatamente esses produtos. Você é um deles? Fique ligado nas respostas para suas dúvidas!
A espuma costuma ser, geralmente, mais barata do que o gel e o creme de barbear e é facilmente achada em farmácias e supermercados. Por ser um produto fluido e bastante aerado, ela se deposita facilmente sobre a pele, oferecendo uma fina camada de proteção. No entanto, por ser facilmente aplicada e também removida do rosto com apenas um pouco de água, ela pode tornar o barbear suscetível a cortes e irritações com o passar das lâminas, podendo tornar a pele seca e sensível. Por isso ela é indicada quando se está com pressa, sendo bastante utilizada em momentos pontuais, como um dia de atraso no trabalho e afins. Para obter um barbear impecável, utilize um hidratante depois de fazer a barba com espuma, para que ele devolva a camada de proteção da pele removida no processo, evitando o efeito rebote que pode deixar seu rosto oleoso.
O gel de barbear, em termos de textura e aparência, não é tão diferente do produto que você usa no cabelo. Ele é consistente, transparente, viscoso e tem forte aderência à pele e aos pelos. O gel permite que você veja onde está raspando, oferecendo maior precisão no barbear. Além disso, ele cria uma camada mais grossa entre a pele e as lâminas, diminuindo o atrito na raspagem dos pelos e facilitando o deslizar do aparelho de barbear. O produto pode contar aloe vera e outras substâncias calmantes, sendo recomendado às peles sensíveis. Também é indicado para peles oleosas, pois não deixam a pele com aspecto engordurado e são facilmente laváveis com água.
O creme de barbear é o que costuma oferecer maior capacidade de hidratação para a pele, por geralmente conter glicerina em sua fórmula, ativo altamente hidratante e que não seca durante o barbear, o que também amolece os pelos e facilita a raspagem. Dessa forma, após o barbear, a pele fica macia. Usando o creme, também é possível visualizar as áreas já raspadas da barba, assim você não perde nenhuma área e evita repetir o atrito onde já raspou. O produto pode ser misturado com um pouco de água, para render mais, e uma dica é espalhar o creme com um pincel, a fim de cobrir todos os pelos. Outra vantagem é que, por ser consistente e grosso, o creme oferece maior proteção à pele, o que reduz as chances de cortes e irritações.