Proatividade, confiança e empenho são algumas das características apreciadas por chefes, certo? Mas quando o assunto é o que não fazer no ambiente de trabalho, será que você saberia dizer o que deve ser evitado? Pensando nisso, o site "Huffington Post" listou os 9 erros que você não deve cometer enquanto estiver trabalhando.
É muito legal mostrar serviço, mas apenas quando realmente conseguimos cumpri-lo. Muitas vezes as pessoas prometem fazer algo com uma agilidade impressionante e acabam perdendo o prazo por pouco. É comum que elas ainda assim se sintam orgulhosas, pois a meta era quase impossível, mas não é bem assim. A partir do momento que você promete algo não vão esperar menos de você, e não cumprir o prazo é algo visto com desagrado.
O sequestro emocional é quando temos uma reação um tanto quanto exagerada em relação a alguma coisa. Ela ocorre, por exemplo, quando gritamos ou fazemos outras pessoas chorarem. Isso demonstra pouca inteligência emocional, já que é uma prova da instabilidade do funcionário. Seus colegas de trabalho e superiores vão começar a se perguntar se você é capaz de ter tudo sob controle nos momentos em que estiver sob pressão. E não adianta vir com o clássico 'ele mereceu a bronca', porque quem vai ser visto de forma negativa é você. Seja firme, mas não grosso.
Ter uma boa relação com o seu chefe significa conquistar um respeito mútuo, o que não é o caso das pessoas sugadoras. Elas tentam inflar o ego dos seus superiores, mas se esquecem que tal atitude também é o observada pelos colegas de trabalho, que estão tentando conseguir benefícios através do mérito. Não tente construir uma relação com o chefe minando as outras pessoas, mas sim sendo uma pessoa autêntica.
Acredite: é mais comum do que você imagina. Tudo bem que você é apaixonado por aquele salgadinho e não vai ter tempo de levantar para fazer um lanche porque tem muito trabalho para fazer. Mas será que isso justifica você tirar a atenção de seus colegas com algo que tenha um cheiro tão forte? Lembre-se que você não é o único trabalhando no local, e que tal atitude é vista de forma negativa por todos.
O conceito vai além de ser uma pessoa falsa. Ao passar por cima do trabalho de alguém, mesmo que seja com a melhor das intenções, você está apunhalando essa pessoa pelas costas. Lembre-se: sempre que uma atitude sua fizer alguém ser visto de maneira ruim pelos outros, significa que você está apunhalando alguém pelas costas.
É claro que ninguém é obrigado a estar feliz o tempo todo, mas ser uma pessoa que simplesmente não vê o lado bom da vida é péssimo. Pense na sua própria vida pessoal: você gosta de estar rodeado de pessoas que pensam de maneira positiva ou negativa? No trabalho não é muito diferente. Pessoas que espalham negatividade nesse tipo de ambiente não traz nenhum benefício a você ou aos seus colegas. É importante lembrar que você foi contratado para deixar o trabalho mais fácil, e não difícil.
Esse nem precisamos falar muito a respeito. Você pode até achar que ninguém está todo mundo das suas piadas em relação aos outros, mas na verdade estão todos muito atentos ao que você fala de cada um. Além de você se tornar uma pessoa nada confiável, ainda há a chance de acabar deixando outras pessoas tristes e inseguras. Simplesmente não seja a pessoa que faz isso.
Quando alguém celebra muito um acontecimento isso significa que ela não consegue atingi-lo muitas vezes. É lógico que você deve ficar feliz por ter conseguido completar uma tarefa difícil, mas não precisa ficar repetindo isso o tempo todo ou querendo mostrar que você é melhor que os outros. Ao tratar o caso com naturalidade, as pessoas vão achar que o sucesso é algo natural para você. Muito melhor do que se gabar, certo?
Já que você não está satisfeito por que o seu chefe deveria mantê-lo lá? Além disso, como já explicado antes, ser uma pessoa negativa só deixa o ambiente mais infeliz. Se você está insatisfeito com algo trabalhe para melhorar essa situação, e não simplesmente fique demonstrando o quanto você odeia estar lá. Pessoas assim são facilmente substituídas por outras que têm mais a agregar.
por Ana Carolina Porto