Muitas pessoas provavelmente já ouviram que quanto mais você raspar os pelos, mais grossos e escuros eles crescerão. Isso é mito! As características da barba são genéticas e estão ligadas aos hormônios masculinos. O que ocorre é que quando passa-se a lâmina o pelo é cortado rente à pele, deixando aparente apenas o bulbo, justamente o local em que ele é mais grosso. Isso vale para todos os pelos do corpo, incluindo os cabelos.
Contudo, é importante ressaltar que em alguns casos isso pode ser parcialmente verdade. Porém, por outros motivos e não pelo ato de cortar os pelos em si. A barba está relacionada a genética e contra ela nada se pode fazer. O que faz crescer o pelo do rosto é hormônio masculino. Há pessoas que tem menos hormônio do que as outras, mas isso é genético, não tem como mudar.
"Alguns homens apresentam uma quantidade maior de pelos devido ao estímulo hormonal. Neste caso, como os andrógenos são hormônios responsáveis pelo desenvolvimento e regulação dos pelos corporais, quanto maior a produção deles no organismo maior será a quantidade de pelos", afirma o dermatologista Amilton Macedo, em entrevista ao #P.
Outra falsa impressão comum é que o pelo cresce mais rápido quando é raspado. Não há nenhuma evidência científica para apoiar isto. Fazer sua barba vai apenas reduzir a quantidade de pelos no seu rosto, e não fazê-los aparecer mais rapidamente. No entanto, se perder o bulbo ele vai demorar mais para crescer, porque o pelo precisa recompor sua raiz, que fica de 1 a 2 milímetros abaixo da pele.
por Bruno Janot