Seg, 16 Out. 2017

O verão está chegando! Veja algumas dicas de como se exercitar em dias quentes

  • Hidratar-se, dar um mergulho ou tomar banho são dicas que ajudam a manter o corpo fresco e longe de problemas com o calor
    Hidratar-se, dar um mergulho ou tomar banho são dicas que ajudam a manter o corpo fresco e longe de problemas com o calor

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Mesmo com o calor e altas temperaturas que enfrentamos no Brasil durante o verão, quem adora praticar esportes e cuidar da saúde por meio de atividade física não deixa de cumprir a rotina de exercícios. Mas para enfrentar o Sol forte durante essa época é preciso tomar cuidado para não comprometer a saúde. Para que ninguém cometa esses erros, nós separamos algumas dicas bem simples para quem não quer prejudicar o corpo enquanto pratica esportes:

Hidrate-se

O básico para qualquer esporte é a hidratação, até em dias frios. Mas como o exercício está sendo praticado debaixo de sol, esse cuidado deve ser redobrado. Não deixe para antes ou depois do treino para se hidratar. Dê uma pequena pausa para descansar e aproveite o tempo para recarregar o corpo com água.

Evite temperaturas acima de 36ºC

A temperatura do ambiente também deve ser avaliada antes de qualquer exercício físico. Ainda mais quando no local não existe nenhum tipo de corrente de vento ou como se refrescar. Evitar atividades intensas também é uma boa opção. O desgaste do corpo com a atividade física já é grande e com o calor isso aumenta ainda mais.

Horário ideal

Outra dica que ajuda a evitar qualquer problema para o corpo é de praticar o esporte em horários em que sol o está menos intenso. O ideal é realizar a atividade física antes das 10h e depois das 16h. Além de proteger contra os raios ultravioletas, os exercícios nesse horário ajudam a manter a temperatura corporal. Só não pode esquecer o protetor solar.

Refresque o corpo

Uma alternativa para quem se exercita sob o sol é de sempre dar aquela refrescada no corpo para evitar o desconforto. Se for praticar o esporte em uma praia, pode correr para dar uma boa mergulhada no mar ou optar pelo chuveirão. Em casa, você pode aproveitar e tomar um banho de mangueira para aliviar o calor.

Não seque o suor

Quando suamos, sempre passamos uma toalha para secar o suor instantaneamente. Mas para quem pratica esporte no calor, é melhor evitar fazer isso. O certo a se fazer é deixar o suor evaporar completamente sozinho. Ainda mais quando o vento do local auxilia nesse processo.

Não ignore o desconforto

Praticar exercícios no calor pode causar desconforto. Ficar atento aos sintomas do que pode estar acontecendo ajuda a diferenciar do que seria apenas cansaço do exercício. Corpo extremamente quente, respiração fraca e pulso rápido são sinais de que o treino precisa ser parado para dar uma refrescada no corpo. Se necessário, procure o pronto-socorro mais próximo, porque esses sinais podem indicar superaquecimento.

por Lucas Palomo

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