Estar dentro de casa durante a quarentena não é desculpa para ficar sedentário. Apesar do espaço limitado, é importante manter-se ativo já que os exercícios ajudar a controlar a ansiedade, fazem o corpo a liberar serotonina, desestressam, e melhoram a qualidade do seu sono à noite. Várias redes de academia liberaram vídeos de séries de exercícios para você fazer em casa, mas se essa não é a sua praia, há aulas de dança, sessões de ioga e muitas outras atividades disponíveis na internet. Para realizá-las com segurança e conforto, você vai precisar de alguns acessórios básicos. Confira a nossa lista.
Primeiramente, o mais óbvio: é preciso ter espaço livre para conseguir se exercitar sem causar acidentes. Se mora em casa, vá para o quintal ou a varanda na hora de fazer atividades físicas. Isso vai permitir que você tome um pouco de sol, além de se manter ativo. Se você não tem essa opção ou mora em apartamentos, pode se exercitar dentro de casa mesmo. Escolha o cômodo mais amplo e tente afastar os móveis presentes nele. Se o local escolhido for a sala, peça ajuda de alguém para levantar o sofá e abrir mais espaço para você se mexer. Não esqueça de colocar de volta no lugar quando terminar.
Uma das atividades mais comuns nas listas de exercício é pular: algo que todo mundo pode fazer em casa e não precisa de muita técnica. Mas apesar disso, é importante contar com calçados que protejam o seu calcanhar, já que ele irá sofrer mais pressão para sustentar o impacto do salto. O tênis escolhido deve ter um solado firme e macio, que ajude a distribuir melhor o peso do corpo e alivie a pressão nos tornozelos. Isso também é importante para que você não sinta dores na sola dos pés. Impactos repetitivos nessa região podem causar inflamações dolorosas conhecidas como fascites plantares. Também preste atenção no corpo do tênis. O tecido deve permitir que seu pé respire para evitar chulé.
Se você já frequentou alguma academia, sabe que os colchonetes são quase onipresentes nesses ambientes. Eles podem ser usados para vários exercícios, além de serem necessários para praticar alongamentos e ioga. Usá-los vai te dar mais conforto durante a execução, além de evitar que você suje o chão com o seu suor. É importante que você não utilize um colchonete comum caso não tenha o específico para exercício em casa. Eles são muito menos firmes que os indicados e podem ficar encharcados no suor, causando mau cheiro depois de algum tempo. Caso você não queira comprar um colchonete para usar no período da quarentena, pode estender uma toalha de praia no chão.