Ter uma barba estilosa e bem cuidada é o sonho de consumo de muitos homens. Se esse também é o seu caso, é provável que você esteja por dentro dos assuntos de grooming, justamente para se informar sobre quais técnicas e produtos são os melhores de incluir na sua rotina de cuidados com a barba. A questão é que você pode até estar ciente do que deve usar e do que deve fazer, mas é possível que em meio à tanta informação você fique perdido sobre o que buscar exatamente na composição de um balm. Mas não precisa se preocupar. Nós reunimos algumas dicas, com a ajuda do barbeiro Jay Alexandre, da Beard and Co., para te guiar na hora de comprar um balm, em especial se você for um barbudo iniciante. Confira!
Por mais que você fique confuso na hora de buscar um balm, há algumas características importantes para se ter em mente na hora de adquirir um. Uma delas é a capacidade de conferir emoliência aos pelos, ou seja, é a função de deixar os fios da barba maleáveis, de um jeito que você consiga estilizá-los da maneira que desejar. "Na hora que for comprar um balm, é importante prestar atenção na capacidade de hidratação, nutrição e emoliência conferidas aos pelos. Em seguida, a ação de tratamento e combate a fungos e bactérias. Por último, a fragrância", revela Jay. Além do balm ter essas características essenciais, também é interessante que você escolha um que seja específico ao tipo da sua barba, seja ela fina e rala ou densa e grossa, dessa forma, o produto escolhido vai atender melhor às suas necessidades. "Existem balms que agem para densificar a barba, enquanto há outros destinados a controlar o volume dos pelos, com a ação de 'desmaia fios'. A diferença entre eles está na textura. Para 'fibrar', dar volume, os balms devem ser mais densos, tendo um aspecto que se compara às pastas dentais, por exemplo. Já para o controle do volume, geralmente as texturas mais líquidas, cremosas e com pouca densidade são ideais. Também existem composições com a estrutura sólida, que com manteiga de Karité, cera de abelha e óleos essenciais vegetais, atuam de modo a oferecer um embelezamento sutil da barba, porém com uma proposta eficiente na ação bactericida", explica Alexandre.
Se você busca extrair o que há de melhor em um balm, analisar somente sua composição não basta. É necessário também que o produto tenha uma absorção imediata ao ser aplicado sobre os fios. "Balms devem ter rápida absorção, já que a solvência instantânea serve para evitar o efeito esbranquiçado", garante o barbeiro, que também traz mais uma dica que vai ajudar na absorção adequada do produto."Você deve aplicá-lo sobre a barba seca e penteada. Sempre do menos para o mais, ou seja, aplicando pouco a pouco, de cima para baixo", ensina o profissional.
Barbeiro: Jay Alexandre / Barbearia Beard and CO. Barber Shop - Rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ. Facebook