Muitos dos homens que vão às barbearias estão buscando mudar o visual. Por isso, vários deles levam ideias e até fotos como referência para as barbas e cabelos que desejam ter. No entanto, é comum que o cliente peça um estilo que não combina com ele e, aí, o barbeiro intervém na missão de adaptar esse pedido, buscando o melhor resultado estético possível, podendo informar o cliente do que pode ser feito e do que não fica bacana em seu visual. Se você quer saber em detalhes tudo o que um barbeiro pode fazer nestes casos, confira abaixo nossa entrevista com um profissional!
O barbeiro que deseja alterar o estilo de barba ou cabelo solicitado por um cliente deve combinar leveza e elegância para alcançar esta meta. No entanto, esta é uma situação delicada, pois nem todos os clientes dão abertura para que o barbeiro faça sugestões e comentários de como adaptar o pedido feito. E seguir a vontade do cliente pode ser prejudicial para o legado do barbeiro.
"É de suma importância entrevistar o cliente e entender que construir um trabalho que tenha legado é uma escolha ética, antes de tudo. Assim, negligenciar uma sugestão profissional pode ser fatal para a carreira de qualquer barbeiro. Portanto, o profissional de beleza deve ser imparcial. Ter uma opinião analítica, baseada em repertório técnico e reafirmada com assertividade pode solucionar problemas na relação de autoimagem do cliente consigo mesmo, que pode estar em algum conflito", informa o barbeiro Jay Alexandre, da Barbearia Beard and Co.
O barbeiro que souber detectar o perfil de comportamento de seu cliente tem tudo para criar um resultado bem sucedido. Entre os perfis existentes, podemos citar o clássico e o moderno como os principais. Através do conhecimento desses perfis, é possível encaixar a personalidade do cliente com o seu desejo de um novo cabelo ou barba, criando um resultado bem sucedido, tanto na parte estética quanto na parte pessoal.
"O barbeiro deve estar atento às possibilidades de estilo. A detecção de um perfil de comportamento, entendendo o que é o clássico, tradicional, moderno e retrô, é uma obrigação profissional. Não é uma questão de feeling, é estudo. Uma escolha fora dessa leitura pode conduzir para um cabelo moderno, mas que vai infantilizar o seu cliente, por exemplo. Por outro lado, há conflito de interesse se o cliente quer ficar mais jovem, mas você apresenta um resultado tradicional, que vai envelhecê-lo. Portanto, devemos conscientizar o cliente da razão de tudo o que fazemos e sugerimos. A construção de um estilo que não atente a estes quesitos básicos, certamente vai aspirar a algo exagerado, artificial e incoerente", informa Jay.
Barbeiro: Jay Alexandre / Barbearia Beard and CO. Barber Shop - Rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, Flamengo (RJ). Facebook