Bem estar Ter, 05 Mai. 2020

O que é higiene do sono e como dormir bem durante a quarentena?

  • Ter alguns cuidados antes de deitar pode ajudar na qualidade do sono
    Ter alguns cuidados antes de deitar pode ajudar na qualidade do sono

A mudança da rotina, aumento do estresse emocional e outras problemas que podem ser causados por conta pandemia da covid-19 podem prejudicar bastante qualidade do sono. Mas, por outro lado, sabe-se que ter boas noites de descanso tende a ajudar muito a manter o sistema imunológico forte e a sua saúde mental. Por isso, é fundamental que você adote algumas medidas no seu dia a dia durante a quarentena para dormir bem. Os cuidados para melhorar a qualidade das horas dormidas são chamados de higiene do sono. Para ajudar na montagem da sua lista de cuidados, selecionamos algumas dicas. Confira!

Tenha uma rotina durante a quarentena

Estabelecer uma rotina é uma das medidas da higiene de sono que ajudam a conquistar um melhor descanso do corpo e da mente. É importante ter hora certa para deitar e acordar, até mesmo nos finais de semana. Ter horários vai ajudar organizar o seu dia a dia e evitar que fique sobrecarregado de tarefas. Essa previsibilidade é muito bem recebida pelo nosso cérebro e beneficia o nosso sistema.

Deixe o celular longe na hora de dormir

Fique longe do celular, notebook e da televisão na hora de dormir. Esses aparelhos estimulam a sua atenção e dificultam que o cérebro descanse prejudicando, a qualidade do seu sono. Diminua o uso desses aparelhos pelo menos duas horas antes de ir para cama.

Procure relaxar antes de dormir

Para conseguir uma noite de sono tranquila pode ser muito benéfico adotar algumas atividades relaxantes antes de deitar. Tomar um banho morno pode ser uma dessas medidas que podem ajudar a dormir. Fazer meditação, ouvir músicas relaxantes e ler algumas páginas de um livro também podem ajudar a conquistar uma melhor qualidade do seu sono.

Mantenha o seu corpo ativo durante o dia

Por mais tentador que possa parecer ficar deitado de pijama na cama é essencial que você mantenha o seu corpo ativo. Para isso, você deve fazer exercícios físicos em casa e estabeleça uma frequência para isso. Adotar essas medidas vai aliviar a tensão nos músculos, ajudar a controlar a ansiedade e consequentemente melhorar a qualidade do sono. O recomendado é que faça a atividade física pela manhã ou com pelo menos algumas horas antes de deitar, para que o seu corpo relaxe.

Reserve a sua cama para dormir

A pandemia do Covid-19 fez com que muitas pessoas tivessem que adotar o home-office. A falta de uma estrutura e a busca por ter mais conforto pode fazer com que muitos homens optem pela cama para trabalhar, mas essa medida pode refletir diretamente na qualidade do seu sono. Evite trabalhar na cama porque isso confunde o seu cérebro. Reserve esse espaço apenas para o seu descanso.

Tenha uma alimentação mais leve antes de deitar

Adote uma alimentação mais leve durante a noite. Evite o consumo de bebidas estimulantes, como café e energéticos, porque prejudicam o seu sono e até mesmo colaborar para a insônia. Bebidas alcoólicas apesar de causar sonolência, oferece um sono de baixa qualidade, por isso também evite consumir álcool antes de dormir.

Por: José Thomé

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