Hoje em dia, com diversos produtos presentes no mercado, muitos homens buscam cuidar de seus cabelos como uma parte importante de seu estilo pessoal. Com diferentes texturas e cortes, eles buscam obter o melhor resultado em sua aparência, por meio do uso de produtos que estilizam os fios. Exemplo disso são o gel, a cera e pomada, cada um proporcionando efeitos diferenciados no cabelo. Se você já conhece os dois primeiros e deseja saber mais sobre a pomada, porque nunca experimentou uma ou para saber se está utilizando o produto correto em seus fios, fique ligado no que é e para que serve a pomada para o cabelo!
Assim como o gel e a cera, a pomada é destinada à estilização dos fios. Ela é ideal tanto para a rotina, já que permite deixar o cabelo com aquele visual propositalmente "bagunçado", quanto para eventos específicos, como casamentos e festas de gala, que exijam um visual mais elegante e formal, já que ela permite fixação do penteado.
A pomada para cabelos serve para homens que desejam estilizar os fios de maneira específica. Isso porque esse produto consegue oferecer funções como acabamento natural aos fios, alta fixação e, ainda, facilidade ao manusear o cabelo. Assim, a pomada funciona como um meio termo entre a cera e o gel, já que mantém um aspecto seco nos fios, mas oferece também um bom poder de fixação. Outro efeito causado pela pomada é o de fios mais soltos, ou seja, se você busca um penteado mais despojado, ela é uma ótima opção. Por outro lado, se pretende deixar os fios em um formato definido, a pomada pode proporcionar um resultado natural em cortes bem penteados, como o pompadour e o razor part.
No geral, as pomadas podem ser encontradas em duas bases: óleo e água. As que são feitas à base de água são mais leves e, por isso, saem com facilidade no banho, sem que você precise de esforço para removê-las. Assim, esse tipo em específico é ideal para quem deseja ou precisa estilizar o cabelo várias vezes ao dia, já que a base em água permite essa versatilidade nos fios e, também, serve para quem deseja um efeito matte nos fios, que é mais fosco. Já as pomadas à base de petróleo são mais densas, feitas geralmente de óleos derivados do petróleo e proporcionam uma fixação e brilho intensos. No entanto, por conterem elementos muito oleosos, elas podem ser de difícil remoção e, se você não retirar o produto completamente dos fios, os óleos dessa pomada podem se acumular e causar problemas, devido à oleosidade excessiva que fica sobre o couro cabeludo.