Grooming Sex, 29 Jan. 2021

O que comer para auxiliar o crescimento da barba?

  •   Alimentar-se direito ajuda na saúde da barba e potencializa o crescimento dos fios
    Alimentar-se direito ajuda na saúde da barba e potencializa o crescimento dos fios

A saga para conseguir uma barba mais longa e volumosa, objetivo de muitos homens, nem sempre é fácil. Vários fatores interferem no crescimento dos fios, inclusive a nutrição. Os cabelos são extensão da pele; portanto, são afetados pela saúde em geral. Logo, manter uma dieta balanceada e variada é fundamental para alcançar seu estilo desejado. Neste regime, alguns alimentos específicos podem ajudar sua barba a crescer mais rápido. Para listá-los e entender o motivo disso, nós conversamos com a professora de Estética do Senac Carla Pedriali. Confira!

Nutrição adequada prolonga a fase de crescimento dos fios

Os pelos, inclusive os cabelos, costumam ter uma janela temporal limitando seu crescimento. Quanto maior esse período, mais longos os fios conseguirão ficar. A boa alimentação, somada a alguns outros fatores, gera este efeito. "Quando ingeridos, os nutrientes têm como prioridade os órgãos internos e, por último apenas, a pele e seus constituintes, como cabelo e barba", explica Carla. "Portanto, a ingestão de nutrientes associada a boa qualidade de vida e ao uso correto de cosméticos é essencial para atingir o objetivo de crescimento saudável dos fios, além do prolongamento de sua fase de crescimento e do controle de queda capilar." Então, para fazer bom proveito de seus nutrientes, durma pelo menos 7h por noite e faça exercícios físicos regulares.

Alimentos ricos em proteína são fundamentais para a saúde da barba

Para que seus fios cresçam bem e num ritmo satisfatório, é fundamental mantê-los saudáveis. Isto inclui uma alimentação variada, com legumes e verduras, mas também bastante proteica. "Para ajudar no crescimento da barba, a dieta deve ser rica em proteína, pois a fibra capilar é formada por queratina", afirma a professora. A mistura clássica de arroz com feijão é uma boa fonte e há opções mais fortes tanto para carnívoros, com carnes e peixes, quanto para vegetarianos, que encontram bastante proteína em amendoins, amêndoas e grãos de bico.

Vitaminas ajudam no crescimento da barba

Além das proteínas, outros grupamentos nutricionais, como as vitaminas, devem ser observados com atenção pelos barbudos que desejam cultivar uma barba mais cheia e bonita. "Vitamina A, presente em gema de ovo, cenoura e couves, é importante para a manutenção saudável da pele e do cabelo", conta Carla. "No complexo B, a biotina e o pantenol, presentes em amendoins, sementes de girassol e avelã, melhoram a circulação e fortalecem os folículos pilosos, origem dos pelos. A vitamina C, encontrada em frutas cítricas, combate radicais livres nocivos à pele e aos folículos." Óleos vegetais, magnésio e zinco também devem ser incluídos na dieta, para ajudar na manutenção saudável dos fios. Complementando as vitaminas, é recomendado utilizar cosméticos condicionantes suaves, com ativos essenciais como o aloe vera, que mantêm o crescimento saudável dos fios.

Entenda a importância dos hábitos saudáveis para sua barba

Sua barba só irá crescer num ritmo bacana se o ambiente interno for propício; ou seja, seu metabolismo deve estar funcionando bem. "Comer inadequadamente e não praticar exercícios físicos regularmente faz você dormir mal. Consequentemente, existirá um desequilíbrio metabólico", alerta a professora. "Isto está relacionado a concentrações anormais de hormônios, neurotransmissores, enzimas, antioxidantes e mais. Na região cutânea, o desequilíbrio pode alterar a hidratação da pele e o funcionamento saudável do folículo pilossebáceo, acarretando em fios de barba com pouco brilho e resistência." Logo, cuidar mal da saúde pode não só evitar o crescimento desejado, mas também desencadear as temidas quedas.

Carla Pedriali é professora do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Senac - Santo Amaro, em São Paulo. | Site .

por Daniel Schulze

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