Um cabelo com aspecto sujo definitivamente não é algo que transmita uma boa aparência. Para evitar que o seu cabelo não corra o risco de estar sempre desarrumado, é bom manter uma frequência de lavagens com dias intercalados. Também é importante observar a necessidade dos seus fios: se estão muito secos e sem brilho, é ideal usar produtos que contenham óleos vegetais, como manteiga de karité e óleo de coco. Você também pode tentar a técnica do co-washing. Nela, você lava o couro cabeludo e os fios apenas com o condicionador. Isso ajuda a mantê-los limpos sem remover a oleosidade natural excessivamente. Porém se o problema do seu cabelo é o excesso de oleosidade, é interessante usar um shampoo neutro e anti-resíduos específico para esse perfil de fio.
O cabelo seco tem uma tendência maior a não se modelar corretamente. Por isso, procure sempre pentear o cabelo da forma que deseja assim que sair do banho. Assim, as chances de ele ficar desalinhado serão bem menores. Se você não lavar o cabelo, procure molhá-lo ou umedecê-lo com um borrifador para garantir o penteado. E nada de deitar depois de pentear os fios, para não dar um aspecto amassado.
Apesar de ser muito famoso no que diz respeito à penteados masculinos, o gel não é uma boa opção para os cabelos. Mesmo com seu grande potencial de modelar, o ônus é muito maior: a longo prazo, o gel resseca os fios, deixando-os frágeis e quebradiços e com dificuldade de crescimento, graças ao álcool presente na sua composição. O gel também costuma dar um efeito brilhoso e artificial aos cabelos. Substitua-o por pomadas, ceras, mousses ou sprays, que modelam o cabelo, fixam e produzem um efeito matte e saudável.
Se o seu cabelo costuma ficar desalinhado ou desarrumado com muita frequência, talvez seja a hora de visitar o seu barbeiro. Repense o corte de forma a facilitar os cuidados sem perder o estilo que mais te agrada. É importante cortar o cabelo com uma certa regularidade para dar ao cabelo um ar mais saudável e fresco, e para isso, você precisa observar em que ritmo eles crescem e qual o momento ideal para apará-los. Também é importante fazer a manutenção periódica do corte. Às vezes, os fios crescem e o penteado que ficava bem nos dias posteriores ao corte já não parecem tão bons. Tente fazer a manutenção a cada quinze dias para eles estarem sempre no comprimento certo e bem penteados.
Redação: Karoline Miranda