O bigode fino é uma opção estilosa para quem quer mudar o visual ou possui poucos fios nas laterais ou no queixo. Ele pode ser fácil de fazer e não precisar de muitos requisitos, mas isso não significa que o estilo fique bacana em todo mundo. Para te ajudar a descobrir se este bigode é o ideal para você, nós conversamos com o instrutor do curso de barbearia do Senac Marcos Fabrício. Confira!
Seguindo os princípios do visagismo, as características da face de uma pessoa ajudam a decidir quais estilos combinam mais com ela. Isto é feito, em primeira análise, observando o formato do rosto. "Sem sombra de dúvidas, rostos pequenos e redondos são os mais indicados para o bigode fino", corrobora o instrutor. "No caso do rosto redondo, se possível, é ideal optar por ângulos mais retos e agudos. Para rostos pequenos, a melhor opção é um bigode mais fininho, garantindo impressão de encurtamento." Se você tem um rosto mais largo, quadrado ou triangular, nada impede a adoção do bigode lápis, mas talvez não combine muito com suas características. De qualquer modo, vale a experiência, em especial se há facilidade de crescimento dos pelos.
Apesar do formato do rosto ser o elemento principal da escolha de um estilo, outros atributos faciais podem ajudar. O nariz é um deles, mas quando a pretensão é adotar um bigode, a boca tem papel importante na decisão. "De acordo com a proporção dos lábios, existe uma regra bem clara: quanto mais fino for o bigode, maior ficará o tamanho do lábio", explica Marcos. "Ou seja, se seu lábio for grosso, o bigode fino se destacará ainda mais." Aqui, tudo depende do que você deseja. Se seu objetivo é realçar os lábios, um bigode fino certamente será de muita ajuda. Caso sua ideia seja diminuir os lábios, um bigode mais alto deve gerar esta impressão.
Muitos homens gostam de usar barba completa, ou seja, com bigode incluso. É até raro ver barbudos sem pelos entre o nariz e a boca: é um conjunto natural. Contudo, a tendência não se mantém no caminho inverso: os bigodes costumam ter mais presença e elegância quando sós no rosto. "Para adotar o bigode lápis, é ideal o homem não usar barba. Assim, o estilo fica em maior destaque", indica o instrutor. Manter uma barba cheia com bigode fino pode deixar este atributo um pouco "jogado", podendo gerar certa sensação de desalinho. Outro alerta é para quem tem fios um tanto ralos na área do bigode. "Por ter pouca densidade, um bigode fino nestas condições não refletirá um bom design", complementa o profissional do Senac.
Mesmo sendo recomendável visitar um barbeiro para adotar o estilo pela primeira vez, não é muito difícil fazer um bigode lápis em casa; o que requer mais cuidado é mantê-lo. "Primeiro, tire os pelos da bochecha, do maxilar e do queixo, deixando apenas o bigode. Com a lâmina de barbear, desenhe o formato desejado do bigode fino. Então, apare os pelos abaixo do nariz com uma lâmina e acima do lábio superior com a tesoura, a fim de tirar o excesso de pelos na linha da boca", ensina Marcos. "Quanto à manutenção, é preciso alinhar os fios cuidadosamente abaixo do nariz, nas laterais e acima dos lábios quase que diariamente para não perder o design."
Marcos Fabricio Lucena é instrutor do curso de barbearia do Senac RJ. | Instagram .
por Daniel Schulze