Sabe-se que cabelos crespos necessitam de cuidados especiais, principalmente na hora de finalizar. Uma das maneiras que muitos homens vem adotando para arrumar o cabelo antes de sair é a técnica nudred, que forma pequenas mechas entre os dreads e os cachos. Ele é feito com uma esponja específica com buracos e superfície pontiagudas. O nudred é perfeito para homens de cabelos mais curtos e por isso é muito utilizado por homens que estão no começo do processo de deixar os fios crescerem para formar um black power.
Essa técnica pode ser adotada em cabelos de diferentes tamanhos, mas funcionam melhor em fios curtos. Antes de começar fazer o processo é importante que lave e hidrate o seu cabelo com os produtos específicos para o fio crespo. Deixe ele secar naturalmente, use pentes com dentes largos para desembaraçar e utilize algum creme finalizar para facilitar todo o processo. Depois, pegue uma esponja para penteados afros com furos e faça alguns movimentos circulares em seu couro cabeludo, até que seu cabelo fique totalmente enrolado. Quando todos os fios estiverem com a mesma texturização, você terá um visual mais moderno.
A duração do nudred pode variar de acordo com o comprimento do seu cabelo. Se ele for mais curto, ele pode durar até dois dias. Para fios maiores, retoque sempre no dia seguinte. Não é recomendável que você utilize essa técnica por muitos dias seguidos, pois a fricção da esponja pode acabar ressecando os fios. Quiser manter esse penteado por muitos dias, faça uma hidratação no cabelo uma vez por semana para não deixá-los secos. Também evite usar gel fixador no cabelo, porque podem agravar o ressecamento.
Existem diversos tipos de cortes que ficam muito bem com nudred e atendem todos os gostos. Se você gosta tem um estilo mais básico pode com o topo reto com um degradê na lateral. Mas, se você curte mais cabelos mais chamativos podem adotar um moicano. Entretanto, existem outros vários cortes que podem ser escolhidos. O ideal é que procure um cabelereiro de confiança para fazer os cortes.
Por: José Thomé