Entre homens de cabelo crespo, uma das finalizações mais populares e elegantes dos últimos anos é o nudred. Este penteado imita os famosos dreadlocks, garantindo um efeito semelhante com maior economia de tempo e dinheiro; e é possível, inclusive, iluminá-lo com suas tonalidades favoritas! Para saber como fazer isto, nós conversamos com o barbeiro profissional Diego Jordan, que também nos contou um pouco mais sobre a texturização nudred. Confira!
O nudred, por essência, é um estilo prático de finalizar cabelos afro, muito popular entre homens de todas as idades. Em poucos minutos, qualquer pessoa consegue, com o auxílio de uma esponja com furos e pontas ou de uma raquete, exibir os cachinhos. "O penteado nudred é apenas para quem tem cabelos crespos. Basta usar a esponja específica em movimentos circulares para começar a formar as bolinhas chamadas 'nudreds'", conta o barbeiro. Com riscos de navalha e níveis de degradê, do low ao high fade, a finalização se destaca ainda mais.
Por si só, o nudred já é um estilo diferenciado. Mas, se você quer ir além, colocando um pouco da sua personalidade na texturização, existe a possibilidade de combiná-lo com luzes. O penteado costuma receber satisfatoriamente qualquer tonalidade, então é válido experimentar diferentes colorações e padrões para descobrir seu modelo favorito. E o processo é bem simples. "Existem várias formas de fazer nudred com luzes", explica Diego Jordan. "Eu, pessoalmente, costumo preparar o produto e aplicá-lo com a esponja. Assim, já pego certo ponto onde quero fazer as mechas, imprimindo os movimentos circulares." Seja uma luz complementar ou contrastante, cabe a você decidir se prefere fazer mechas ou uma aplicação mais geral. Uma boa é pensar no aspecto da iluminação caso você deseje passar um dia sem o penteado.
Uma das características mais marcantes do nudred é sua adaptabilidade a diferentes comprimentos de cabelo crespo. O ideal é ter fios médios ou longos, com três ou quatro dedos de altura, para conseguir um efeito mais portentoso e melhor enrolado, podendo inclusive imitar uma franja. Mas, nada impede que você estilize os cachinhos com uma cabeleira mais curta, apesar de ser mais difícil conseguir o efeito; basta procurar a esponja do tamanho certo para seu cabelo. Ainda assim, sempre há uma exceção à regra: "o penteado nudred só não é utilizado em cabelos black power", diz o barbeiro.
Por ser simplesmente um penteado, o nudred dura pouco tempo; apenas alguns dias, no máximo. Logo, se sua intenção é ostentá-lo em definitivo, é preciso retocar diariamente. Por sorte, é muito fácil fazê-lo. "É preciso ter dois itens em casa", indica Diego Jordan. "Um pente garfo, usado para armar o cabelo para cima, e uma esponja nudred, para formar o penteado com os movimentos circulares. Para ter sucesso, o cabelo precisa estar seco." Caso você decida apostar nas luzes, é preciso refazer o procedimento de 15 em 15 dias.
Diego Jordan é barbeiro profissional e professor de barbearia. | Instagram .
por Yan Rocha e Daniel Schulze