O mercado da bola movimenta milhões de reais. Transações milionárias, como a da transferência Philippe Coutinho do Liverpool para o Barcelona, e as multas altíssimas por quebra de contrato, além dos megassalários que os jogadores ganham, chamam a atenção. Cada um desses craques conhecidos mundialmente têm um custo estimado de transferência, e o menino Ney lidera essa lista, deixando Messi e Cristiano Ronaldo comendo poeira.
O jogador brasileiro é dono do título de transação mais cara no mundo do futebol, quando saiu do Barcelona para o Paris Saint-Germain. Essa transferência custou 222 milhões de euros aos cofres do clube francês no ano passado, e ele ainda continua valioso. Segundo a lista divulgada pelo CIES Football Observatory, ele lidera esse ranking das transferências mais valiosas. Caso algum time queira o craque terá que desembolsar cerca de 213 milhões de euros, o equivalente a R$ 838,5 milhões. Vale lembrar que esse valor leva em conta com o salário do craque, que atualmente é de cerca de R$ 114 milhões.
Uma lista sem Messi não seria uma lista. O argentino ficou atrás de Neymar com o valor estimado de 202,2 milhões de euros. Essa quantia já leva em consideração a multa rescisória caso o contrato do craque seja quebrado com o Barcelona. Mas ele não tem muito interesse em sair do time no qual cresceu. Messi já recusou propostas do Manchester City, do Real Madrid, do Bayern de Munique e do Chelsea.
Quem diria que o melhor jogador do mundo ficaria na 49º posição na lista dos valores estimados para as transferências do futebol. Cristiano Ronaldo amargou nessa posição por estar há anos no Real Madrid. Quanto mais tempo você permanece em um time, mais barata fica essa transferência. Seu valor seria de 80,4 milhões de euros aos cofres do clube interessado.
E o que se especula por aí é que o craque estaria insatisfeito com os merengues. Segundo o jornal espanhol "As", Cristiano Ronaldo está passando por alguns problemas de promessas não cumpridas no Real e planeja a volta para o Manchester United. Além de o PSG também querer o português para jogar o lado de Neymar.
Além de Neymar, mais oito brasileiros estão nessa lista dos 100 jogadores com o valor de transferência altíssimo. Estão entre eles: Philippe Coutinho em 16º, valendo 123 milhões de euros e Gabriel Jesus em 17º, com custo de 122,6 milhões de euros. Em 23º está Roberto Firmino, com valor de 102,9 milhões de euros. Algumas posições depois vem Ederson Moraes, em 34º, custando 93,5 milhões de euros.
Ficando logo atrás de CR7, está Fabinho Tavares, em 50º, no valor de 79,3 milhões. Um colega de PSG de Neymar também entrou na lista: Marquinhos Aoás ficou em 59º custando 71,8 milhões de euros. Carlos Casemiro, do Real Madrid, garantiu a 77ª com o custo de transferência de 62,9 milhões de euros. E o último brasileiro a integrar essa lista é Jemerson de Jesus, na 88º posição e com um valor de 55,4 milhões de euros.
por Lucas Palomo