Na última quinta-feira, após o depósito de 222 milhões de Euros na conta do Barcelona, Neymar se tornou, oficialmente, jogador do Paris St-Germain e o mais caro de todos os tempos. O anúncio, no entanto, não envolve somente a raiva do torcedor espanhol, ou a ansiedade dos parisienses para ver o brasileiro com a camisa 10 de seu clube do coração. A maior transferência da história do futebol está mexendo também com os brios de outro tipo de apaixonado: os jogadores do FIFA 17.
Para aqueles que gostam de jogar com o Barcelona, não deve estar sendo nada fácil perder um dos melhores jogadores do game da EA Sports. Com 92 de Overall, Neymar é o terceiro melhor de todo o jogo, ficando atrás apenas de Messi (93) e Cristiano Ronaldo (94). Para os que sempre escolhem o PSG, ter um craque deste escalão no elenco abre um leque de possibilidades.
Saiba os desafios que Neymar vai encontrar no futebol francês
Está é tática usada que tanto PSG, como Barcelona, usam no jogo. No FIFA 17, a possível escalação da equipe parisiense com Neymar mais equilibrada é sacando Julian Draxler (84) para a entrada do brasileiro. Com Di María (87) aberto pela direita, e Cavani (86) como centroavante, forma-se um dos tridentes de ataque mais fortes do jogo. Escalando Thiago Motta (82) na frente da zaga, além de Verratti (85) e Matuidi (84) como meias centrais, o time segue equilibrado
Uma alternativa mais ofensiva é sacar Thiago Motta, deixando Verratti ou Matuidi como meio-campo defensivo, e realocar Di Maria como meia central. Outra opção é manter Motta no time, trazendo o argentino para o meio-campo no lugar do francês camisa 14. Nos dois cenários, Lucas (82) é o substituto direto da ponta-direita. Também é possível arriscar Draxler ou Ben-Arfa (83) como PD, posição que, no FIFA 17, não está entre as preferidas dos dois.
Muitos jogadores de FIFA não gostam de usar um centroavante um pouco mais pesado como Cavani. Nesse caso, é possível usar Neymar como "Falso 9", função que o atleta já exerceu tanto na Seleção Brasileira, como Barça. O posicionamento visa ter um atacante central levemente mais recuado, a fim de criar espaço para as outras peças do ataque ou uma superioridade numérica na intermediária adversária. Além disso, a 'falsa referência' tem liberdade para lançar, conduzir, ou até decidir um lance num chute de fora da área.
Para usar a estratégia com o PSG no FIFA 17, é possível escolher entre o "4-2-3-1" e o "4-3-3 'Falso 9'". Na primeira, a melhor alternativa é, após sacar Cavani, fazer a linha de meias-atacantes com Draxler pela esquerda, Di María pelo centro - ou vice-versa - e Lucas pela direita. O brasileiro também é opção como PE, assim o argentino cairia pela direita, e o alemão na sua posição original, como meia-ofensivo.
A formação com o "Falso 9" também é jogável mesmo com a manutenção de Neymar como PE. Nesse caso, Ben Arfa - um dos integrantes da barca do PSG - ou mesmo Edinson Cavani podem atuar como um atacante mais recuado. Ainda há Rabiot (81) como sombra de qualquer um dos meio campistas do time.
por João Vítor Castanheira