Mudar o estilo da barba pode não ser uma tarefa fácil. Você está acostumado com uma rotina de cuidado e uma aparência e trocar isso é um desafio que pode dar muito certo, mas vai dar um pouco de trabalho até chegar ao ponto desejado. Barbas mais curtas demandam manutenção constante, enquanto as maiores demoram tempo para crescer. Dependendo do estilo que os seus fios tenham quando começar o processo de mudança, você pode precisar de alguns passos para a mais além da paciência. Mas pode ficar tranquilo que a equipe #Preparado separou algumas dicas para que todo esse processo.
Deixar esses fios crescerem sozinhos, pode não ser muito agradável nos primeiros dias quando eles ainda não estão com comprimento suficiente. Uma boa ideia para facilitar essa mudança é deixar a barba crescer durante duas semanas e depois desse período apará-la para dar mais destaque ao bigode. Isso é uma boa tática para quem está partindo de um rosto completamente liso. Se você já possui uma barba viking, aparar os fios do rosto, deixando apenas os que ficam em cima do lábio. Não se esqueça de pentear os pelos para baixo e passar uma máquina com pente 1 ou 2 na parte central do bigode para remover o excesso. Por fim, lave o rosto e se quiser, finalize passando um pouco de cera e torça as pontas.
Esse estilo mantem os fios mais baixos, quase rentes ao rosto. Se você está se despedindo de uma barba mais longa, transição é fácil: basta cortar com uma máquina com pente bem baixo. Para quem está partindo de um rosto completamente raspado, é preciso deixar ela crescer por por até duas semanas (dependendo da velocidade dos seus fios). Independente do seu ponto de partida, é preciso tomar alguns cuidados para manter a barba cerrada do tamanho correto. Ela é uma ótima opção para quem possui trabalhos corporativos e não quer deixar o rosto lisinho. Mas se mal cuidada pode ser facilmente confundida com desleixo. Para evitar isso, lembre-se sempre de tirar os pelos do pescoço - use o topo do pomo de adão como referência e trace uma linha paralela ao maxilar a partir dele, raspe todos os pelos abaixo - e acima da linha da bochecha - imagine uma linha que ligue o bigode à ponta da orelha, retire todos os fios acima dela.
A barba cheia e comprida pode ser a mais fácil de adotar se você possui os genes corretos, basta deixar ela crescer por algumas semanas. Porém, é preciso incluir alguns passos na sua rotina diária para que você não fique com ela desgrenhada, ressecada e com pontas duplas. O primeiro é usar produtos indicados para esses fios na hora de lavar. Shampoos e condicionadores para cabelo podem acabar ressecando os pelos do rosto, por isso não são indicados. Além disso, conforme eles vão crescendo, fica mais difícil a oleosidade natural da pele passar por todo o comprimento do fio. Então após sair do banho com ela lavada, aplique algumas gotas de óleo nas mãos e passe na barba. Isso vai ajudar a reduzir o frizz, evitar a aparição de pontas duplas e hidratar.