O moicano é um estilo com inspiração nos povos indígenas do mesmo nome na América do Norte. O corte possui uma história de ressignificação muito grande e passou de algo tradicional a ícone de rebeldia, sendo símbolo do movimento punk nos anos 1970 e 1980 na Inglaterra. Recentemente, ele caiu no gosto popular e começou a ser usado mais livremente e adaptado a diversos estilos. Além de ser muito estiloso, ele também é uma ótima opção para quem quer esconder possíveis entradas que estejam começando a surgir. A equipe #PreparadoPraValer separou alguns estilos de moicano para você escolher qual vai adotar. Confira as opções.
Esse estilo é um pouco mais agressivo que os outros cortes. Enquanto os modelos mais comumente usados tentam adaptar o formato para os dias atuais, esse mantém a rebeldia da versão setentista do penteado. Ele é bem simples de fazer: basta raspar as laterais da cabeça e o topo, deixando apenas uma faixa no meio que vai do final da testa até a nuca. A largura dela e o comprimento dos fios pode variar, mas o ideal é que não seja muito grande. Você pode pentear o cabelo para cima, dando um formato triangular a ele. Para fazer a manutenção, utilize pomadas ou gel. Ao optar por esse estilo, é preciso tomar alguns cuidados com a porção do couro cabeludo que fica exposta, pois pode acabar criando queimaduras de sol e outros problemas.
O moicano não é exclusivo para que possui fios lisos, e o frohawk é prova disso. O corte segue as mesmas regras dos outros: laterais mais baixas, sem necessariamente serem raspadas, e parte central do topo mais alto, indo até a nuca. O maior diferencial desse corte é a variedade de texturizações que você pode fazer. É possível usar a textura natural do fio, ou usar o cabelo em nudreds, dreadlocks, dedoliss ou até mesmo tranças. Também é possível estilizar as laterais com desenhos feitos com a navalha. Nesses casos, você deve procurar um barbeiro para fazer o acabamento e a manutenção dele.
Se você quer adotar uma versão mais simples e menos agressiva do moicano, é possível escolher o faux hawk. Ele não exige que você raspe as laterais e pode se usado por pessoas com empregos mais formais sem problemas. Para que você consiga ter um, é preciso que o cabelo do topo da sua cabeça tenha pelo menos o dobro do comprimento das laterais. Penteie os fios da parte de cima para o centro, criando o formato característico dos moicanos. Você pode combinar o penteado com degradês nas laterais para modernizar ainda mais os fios. Esse corte é uma boa opção para homens com rostos arredondados, já que ele ajuda a alongar a feição, puxando o olhar verticalmente.