Em meio a tantos tipos de calçados disponíveis no mercado, pode acabar ficando difícil escolher um bom sapato para os meses mais frios do ano. Seja por dúvida de saber com o que o sapato combina, se é confortável, se faz sentido com o estilo pessoal, vários questionamentos são frequentes e pertinentes à maioria dos homens. Sabendo disso, escolhemos três itens que são essenciais para se ter em mãos (ou melhor, nos pés) no inverno!
Versátil, confortável e adequado a todas as idades e estações: assim é o sapato conhecido como mocassim, que ganhou popularidade entre os anos 1970 e 1980. Além de casual, traz ainda uma facilidade na hora de calçar, já que não tem cadarço.
A versão contemporânea do calçado é o dockside, uma versão náutica do mocassim original, cuja principal diferença é a presença de uma charmosa costura lateral, pela qual um cadarço passa por todo o contorno do sapato. São feitos geralmente de couro ou camurça, sempre com solados emborrachados, variando apenas o tamanho.
Ambos os modelos são boas apostas para dias quentes ou frios. Eles são democráticos e podem ser combinados com roupas mais formais, não servindo apenas para um tipo de ocasião. Você pode, por exemplo, combiná-los com camisa xadrez, social, polo ou blusão, e com uma bermuda cargo para um visual mais despojado, perfeito para dias mais quentes. Caso prefira uma aparência mais séria e profissional, combine o calçado com blazers, calças sarja ou mesmo jeans.
Muito semelhante à bota por sua forma, o coturno tem origem no uniforme militar e é normalmente associado ao universo visual do rock. Com o passar dos anos, no entanto, os coturnos caíram no gosto popular e representam um estilo forte, cuja versatilidade de uso é semelhante à das botas, sendo indicado para homens que aderem a vários padrões de estilo.
Se resolver usá-lo durante o dia, prefira peças leves como bermudas e camisetas. Já para eventos noturnos, o coturno pode ser utilizado em looks neutros ou mais sofisticados. Para agregar ainda mais personalidade ao visual, invista no uso de relógios, óculos e sobreposições, como jaquetas, suéteres, etc.
Engana quem pensa que só quem segue um estilo mais country esteja habilitados a usar botas. Além de serem propícias para os meses mais frios do ano, as botas possuem uma capacidade incrível de catapultar um look normal a um visual extraordinário. Usá-las com uma roupa básica destaca todas as peças, chamando atenção para toda a composição feita.