Bem estar Quar, 13 Mai. 2020

Mindfulness: como essa técnica de meditação pode te ajudar a manter a calma

  • Tire alguns minutos do seu dia para fazer uma meditação
    Tire alguns minutos do seu dia para fazer uma meditação

Se você está procurando maneiras de se manter calmo durante a quarentena ou em outras situações mais difíceis é importante que conheça a técnica mindfulness. Ela nada mais é do que um conjunto de métodos práticos, possíveis e testados que buscam regular as diversas emoções do dia a dia, melhorar a sua capacidade mental em momentos difíceis e controlar a sua concentração. Como muitos homens possam não conhecer essa técnica de meditação, separamos tudo sobre esse assunto para convencê-lo a aderir. Confira!

Como as técnicas do mindfulness podem ajudar na quarentena?

Implantar essas técnicas durante a quarentena pode ser muito eficaz para manter a sua saúde emocional estável, porque tira o foco das preocupações com o futuro, que tendem ser aumentar nessa fase com tantas incertezas e medo. Além disso, ela também pode ajudar a manter a concentração no homeoffice, que é uma das queixas de muitos homens do trabalho em casa.

Comece pelas técnicas mais simples e rápidas

O segredo para conseguir incluir as técnicas mindfulness na rotina com sucesso é iniciar com métodos mais simples e breves. Procure por procedimentos que leve de 1 a 5 minutos por dia, para conseguir se introduzir nesse mundo maior facilidade e de forma mais progressiva. Com o passar do tempo, você vai observando a eficácia dessas técnicas e automaticamente terá maior facilidade em um aumento o tempo de prático, e consequentemente os seus benefícios.

Prática da respiração mindfulness é uma boa maneira de começar

Exercitar seu sistema respiratório pode auxiliar a manter a calma. A respiração 4-7-8 é um dos métodos que podem ser incluídos na sua rotina. Ela teve origem da prática yogue da respiração e exige um pouco mais de atenção, no ínicio. Se você não tem muita experiência com essa prática, você deve fazer sentado em uma cadeira. Basta fechar os olhos e começar inspirando pelo nariz e conte até quatro. Logo em seguida, prenda a respiração por mais sete segundos e após expire pela boca por oito segundos. Repita de três a setes vezes, e você sentirá uma grande diferença.

A medição de três minutos é uma das técnicas que podem ajudar a manter a calma

Uma das técnicas do mindfulness é a meditação. Tire três minutos do seu dia, principalmente pela manhã, transfira sua atenção para a respiração, sinta o ar entrar e sair. Aos poucos, vá aumentando a velocidade até encher o seu peito e em seguida, diminua a volume da expiração. No final, você sentirá o seu ritmo mental mais calmo, além de controlar a sua ansiedade e diminuir o nervosismo.

Escaneie o seu corpo mentalmente antes de dormir

Esse método é muito benefício e simples. Você pode ficar sentado ou até mesmo deitado, de maneira confortável, para realizar essa técnica. Feche os olhos e percorra mentalmente todas as partes do seu corpo, faça um escaneamento dos pés para a cabeça, ou ao contrário. Tente durante esse processo, perceber as sensações de cada uma dessas regiões, sinta as vibrações, pulsão, respiração e o calor corporal. Repita pelo menos duas vezes. Fazer esse procedimento antes de dormir pode evitar a insônia e auxiliar a ter uma noite de sono mais confortável.

Por: José Thomé

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