2017 já começou. Pelo menos, é o que parece se passar na cabeça dos dirigentes dos grandes clubes do Brasil. Mesmos com os principais campeonatos do país ainda em disputa,o baixo rendimento de algumas equipes e classificações encaminhadas para a Libertadores já fazem com que mercado se aqueça. O atacante Jô, do Jiangsu Suning (China), por exemplo está apalavrado com o Corinthians e deve voltar ao clube onde foi revelado. Enquanto isso, Everton Ribeiro, bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro e hoje no Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, interessa ao Palmeiras. Veja a lista por posição dos jogadores que podem voltar ao Brasil e reforçar seu time:
Rubinho, ex-Juventus e atualmente sem clube, e Julio César, do Benfica, são arqueiros que poderiam solucionar o problema de qualquer time, além de serem verdadeiros líderes em campo. Gomes, do Watford, também seria uma boa pedida, mas renovou com o clube inglês até 2018. Os dois últimos já jogaram pela Seleção que reassumiu a 3ª posição do ranking da Fifa.
Jogadores como Xandão, ex-São Paulo, e André Bahia, ex-Botafogo, Gil, ex-Corinthians, são apenas alguns que poderiam pintar no seu time e assumir a função de 'xerife'. Além disso, Juninho, no Tigres, e Felipe Santana, ex-Borussia e atualmente no Krasnodar da Rússia, também cogitariam uma volta ao Brasil.
Seu time carece de bons cruzamentos e uma boa retaguarda? A solução pode estar mesmo no mercado estrangeiro. Alguns brasileiros como Gabriel, ex-Grêmio, Cortez, ex-Botafogo, André Santos, ex-Flamengo certamente cogitam uma volta ao Brasil. Ilsinho, atualmente nos EUA, também ficaria balançado com uma proposta razoável.
O Brasil é famoso por revelar jogadores nessa posição, fazendo com que times de países periféricos cresçam os olhos sobre esses craques. Por isso, nomes como Thiago Neves, Ricardo Goulart, Kaká, Éverton Ribeiro, Wagner, entre muitos outros, estão espalhados pelo mundo. Wagner e Éverton Ribeiro, em fim de contrato, podem ter um retorno facilitado. Eles interessam à Fluminense e Palmeiras, especificamente. Os outros exigiram um maior desembolso.
Jogadores experientes que ainda dão um bom caldo: é o que caracteriza a maioria dos atacantes que cogitam uma volta. Nilmar, já especulado no São Paulo, encabeça a lista. Allan, Luis Fabiano, Júlio Baptista e Diogo, ex-Portuguesa, também seriam ótimas opções.
por João Vítor Castanheira