Combinar meias, calças e sapatos é um desafio para muitos homens, especialmente quando tentam inovar em algum desses itens. Apesar de ser simples, essa sintonia vem com treino, e você também pode conquistar um visual estiloso, com charme e elegância. Descubra, abaixo, algumas regras básicas para criar sintonia entre meias, calças e sapatos!
Para começar, troque as meias curtas por meias do tipo cano longo
Troque as meias curtas por meias de cano longo. Além delas não deslizarem, deixando seus calcanhares à mostra, elas são acessórios complementares ao visual, pois integram a calça com os sapatos, estabelecendo uma conexão entre os três itens. Pelo mesmo motivo, são responsáveis por alongar sua silhueta, ou seja, fazem você parecer mais alto!
Meias coloridas ou estampadas aumentam suas possibilidades de combinações, saindo um pouco das cores mais básicas, como azul marinho, preto ou cinza. Invista em cores e estampas que combinem com as roupas que você já tem: Se você tem uma calça acinzentada, experimente uma meia cor de vinho ou em um tom arroxeado, somadas a um par de sapatos em qualquer tom de marrom, por exemplo.
Combinem as meias com suas calças e não com sapatos, exceto se quiser o efeito de botas
Já partindo de meias de cano longo, a ideia é investir em pares de meias que harmonizem com as cores de suas calças, e não com a de seus sapatos. Porque, para garantir o efeito de alongamento vertical da silhueta, é preciso que as meias sejam entendidas como se fosses uma continuação das calças. Se você combinar as meias com as cores dos seus sapatos, cria a impressão de que você está usando botas, o que corta a noção alongada da silhueta. Não há certo ou errado, tudo depende do seu gosto e objetivo!
Escolher a calça em uma cor contrastante à do sapato garante um bom resultado estético. Se você tem um sapato cor de mostarda, por exemplo, experimente usar com uma calça cáqui ou bege, para criar contraste, e aposte em meias verdes de tom pastel, para complementar a cor clara da calça. Você também pode contrastar cores sólidas presentes tanto na calça quanto nos sapatos, basta evitar tons muito próximos, como usar uma calça marrom acinzentado com um sapato bege claro, por exemplo.