A manutenção do corte de cabelo é uma etapa muito importante na rotina de cuidados. Ela garante que o seu visual fique em dia e que o corte dure por mais tempo. Uma das dúvidas mais populares sobre esse assunto é sobre a frequência indicada que deve ser adotada para aparar as pontas. Entretanto, o tempo indicado pode variar de acordo com o seu corte e tipo de cabelo. Continue lendo, que vamos te explicar tudo sobre esse assunto.
Os cortes curtos são muito populares entre os homens e apresentam uma rotina de cuidados básicos prática, mas por outro lado, exigem um menor intervalo entre as visitas aos barbeiros para manutenção. Os fios masculinos crescem, geralmente, entre 1cm e 2 cm por mês. Sendo assim, para manter um estilo, você deve cortar o cabelo uma vez por mês, no mínimo. Esperar um período maior pode fazer com que o formato do fios seja perdido ou até mesmo que eles fiquem com um aspecto desleixado.
Faça a manutenção do seu corte a cada 15 dias para garantir uma melhor aparência dos fios, principalmente se tem um desses cortes que estão em alta como o razor part e undercut. Geralmente a aparagem do cabelo é feita com uma máquina ou navalha, sendo a primeira mais recomendada porque permite regular o tamanho e permite um resultado uniforme. Se você tiver familiaridade com as ferramentas de corte, pode fazer essa aparagem do cabelo em casa. Caso não queira ou se sinta inseguro, procure um profissional de sua confiança.
Você já deve ter ouvido que cabelos longos têm uma rotina de cuidados mais intensa e isso é verdade, mas por outro lado eles têm como uma de suas vantagens não necessitar de uma visita a um barbeiro com tanta frequência, fazendo com que economize tempo e dinheiro. Procure um profissional pelo menos a cada três meses, porque a partir desse período é natural que com o crescimentos dos fios, ocorra uma perda parcial do corte. Mas esse intervalo pode diminuir se houver necessidade, como por exemplo ao notar que os fios estão danificados. A manutenção dos fios longos costuma ser feita com tesoura, cortando os fios com comprimento irregulares.
Para garantir que os fios fiquem com um bom aspecto e evitar problemas como pontas duplas é importante que também adote produtos específicos para o seu tipo capilar. Invista também no uso de óleos para cabelos, porque fios longos são mais propensos a sofrer com o ressecamento. Dê preferências aos de origem vegetal, como coco, argan, alecrim e aloe vera, porque têm ativos hidratantes . Aplique diariamente, principalmente nas pontas do cabelo. Se quiser deixar o tratamento mais intenso, inclua o uso de máscaras hidratantes pelo menos uma vez por mês.
Por: José Thomé