O Manchester City divulgou ontem um comunicado oficial anunciando que Pep Guardiola será o treinador da equipe na próxima temporada, que começa no meio do ano. Ainda à frente do Bayern de Munique, da Alemanha, o comandante irá pela primeira vez na carreira trabalhar na Premier League, da Inglaterra. Sua missão, portanto, será propagar seu legado como um dos melhores técnicos da atualidade à mais conceituada liga nacional do esporte. O espanhol assinou por três anos e substitui Manuel Pellegrini.
Guardiola já era especulado no City desde quando anunciou que não iria mais treinar o Bayern na próxima temporada. Inclusive, o "namoro" entre o clube e o treinador já vem de longa data, o que pode ser percebido no seguinte trecho do comunicado: "Essas negociações foram um recomeço das discussões que foram encurtadas em 2012". Além do City, outro Manchester, o United, também sondou o badalado técnico. Os Red Devils procuram atualmente um substituto para o holandês Louis van Gaal, cujo trabalho não vem agradando.
Como a atual temporada segue em curso, o compromisso de Guardiola com os bávaros se mantém. Ele tem boas chances de deixar o comando do time de Munique com moral, caso dê mais um título importante aos torcedores. Guardiola busca sua terceira taça da Bundesliga e a primeira Uefa Champions League com o clube. O ex-jogador completará três anos à frente da equipe alemã no meio deste ano, quando encerrará seu ciclo no Bayern.
por Fabrício Mainenti