Manter a lâmina de barbear bem limpa sempre é medida fundamental para quem prioriza raspagem perfeita. No entanto, nem todos sabem da importância em executar esta etapa do processo de maneira cuidadosa. É claro que no momento de tirar a barba a maioria das pessoas procura eliminar o excesso de pelo que fica no aparelho, mas poucos são os que o fazem da maneira correta. Quem nunca deu aquela batidinha com o barbeador na pia para remover os pelos mais insistentes, que atire a primeira pedra.
Além de pouco eficiente, este movimento só danifica o aparelho, o que apenas te forçará a comprar outro em menos tempo. Decerto que devemos trocar as lâminas com regularidade, até porque chega um momento em que elas se desgastam com o uso a ponto de comprometer a qualidade da raspagem, mas quanto melhor cuidarmos delas, maior será a sua vida útil. Economia para o seu bolso, rapaz. Naturalmente, a limpeza é essencial neste sentido e demanda apenas de água quente ou morna.
A limpeza bem feita e o cuidado de maneira geral com o barbeador também são essenciais para a saúde da pele. Afinal, com isso se obtém maior facilidade no deslizar da lâmina, o que evita o emprego de força extra e repetições no movimento de tirar a barba. "Evite realizar a retirada do pelo com uma lâmina que seja velha ou enferrujada, pois pela falta de corte se faz necessário passar o aparelho mais de uma vez no rosto, o que acaba provocando irritação na pele", alerta o dermatologista Amilton Macedo, em entrevista ao #P.
Contudo, tome cuidado com a faixa lubrificante ao lavar o barbeador. Algumas pessoas menos jeitosas podem acabar "pesando demais a mão" na limpeza, o que contribui para gastar o recurso mais rápido do que se deveria. A fita é fundamental para permitir que a lâmina deslize com facilidade, eficiência e segurança no seu rosto. Quando ela já praticamente foi toda embora, é porque está na hora de inserir novo cartucho no aparelho.
por Fabrício Mainenti