Seja você adepto de um rosto liso ou de uma barba cheia, é importante que suas lâminas de barbear estejam novas, assim, você vai conseguir um corte rente e que não irrite sua pele, seja para raspar todos os pelos do rosto ou apenas para realizar a manutenção da sua barba, removendo os pelos em excesso. Para ter um bom resultado, é necessário escolher um aparelho com boa quantidade de lâminas, utilizar um produto para realizar a raspagem dos fios e, também, aderir a um pós-barba. No entanto, todo esse processo pode ser prejudicado se você estiver usando lâminas de barbear gastas. Quer saber quando as lâminas devem ser trocadas? Então confira as dicas que o #P reuniu abaixo!
Um dos principais pontos que indica o momento em que seu aparelho de barbear precisa ser trocado são as fitas lubrificantes. Feitas para depositar substâncias hidratantes sobre a pele, como a aloe vera, essas fitas facilitam a raspagem dos pelos, criando o mínimo de atrito possível entre o barbeador e a pele, e, inicialmente, possuem uma cor que varia entre o azul e o verde. Quando começam a perder a cor elas se tornam esbranquiçadas, indicando então que o aparelho de barbear precisa ser trocado. Caso contrário, insistir no uso dessas lâminas gastas pode irritar sua pele, já que a capacidade de corte destas será reduzida e não irá proporcionar hidratação e proteção à pele neste momento.
Outras características indicativas de quando você deve realizar a troca das suas lâminas de barbear é reparar se elas se encontram muita sujas ou enferrujadas. Quando estão sujas, as lâminas acumulam vestígios de pelos, produtos como cremes e géis para barbear, oleosidade e também células mortas da pele. Essa mistura, somada à presença de água, cria condições perfeitas para que ocorra o desenvolvimento de fungos e bactérias maléficos à saúde da sua barba e da sua pele.
Já lâminas que estejam enferrujadas indicam que a capacidade de corte do material das lâminas está reduzido, portanto, se você insistir na utilização delas, certamente encontrará dificuldade ao tentar raspar os pelos, pois é bastante provável que o aparelho de barbear puxe-os demais até que consiga raspá-los. Ou, ainda, será necessário que você passe o barbeador repetidamente nas áreas em que deseja remover os pelos, e aí as chances de que sua pele fique irritada e até mesmo apresente cortes é alta, fora o risco de desenvolver uma foliculite.
Tendo em vista que utilizar lâminas gastas só traz problemas à saúde e ao estilo da sua barba, agora que você sabe identificar quando deve trocar as suas, invista sempre no uso de lâminas novas. Vale lembrar que não há um número exato de vezes que diga quando sua lâmina está velha, já que isso vai depender da intensidade de uso que você fizer dela - por exemplo, se sua barba for grossa e você raspá-la todos os dias, suas lâminas vão desgastar mais rápido, ao contrário de homens que tenham a barba grossa, mas que utilizam o aparelho apenas para limpar o desenho da barba. Apesar disso, para aumentar a durabilidade e conservação do seu barbeador, o ideal é que você armazene suas lâminas em um local limpo e seco, livre de umidade. De preferência, não deixe o aparelho em seu banheiro, pois o vapor pode acelerar a oxidação do material das lâminas.