Os dias frios de inverno estão ficando para trás e com a chegada da primavera e o aumento natural da umidade do ar o processo de remoção dos pelos fica mais fácil, além do risco de ressecamento e irritação na pele diminuir. Porém, por conta dos dias mais quentes alguns cuidados na hora de fazer a barba devem ser tomados.
Para um barbear menos agressivo é preciso pensar além da lâmina, já que o resultado perfeito começa na preparação. Portanto, o mais importante é manter a cútis sempre limpa. Isso pode ser feito através da esfoliação, que removerá a pele morta e impurezas. "Esse processo deve ser suave. O ideal é fazer movimentos circulares para não agredir o rosto", ensina o dermatologista Amilton Macedo.
Com a pele já preparada, você deve aplicar um creme de barbear de qualidade para amolecer os pelos e facilitar o deslizar da lâmina. Deixe o produto agir por um ou dois minutos antes de tirar o aparelho do armário. "O erro mais comum é usar sabonete de banho, mas eles podem causar ressecamento e inflamação", ressalta o médico.
Escolha o momento certo para fazer a barba. A melhor hora é após o banho, pois a pele estará macia e os poros abertos. Se não for possível, esquente uma toalha e deixe no rosto por alguns minutos. Não se esqueça também de usar lâminas novas e limpas para evitar a inflamação, pois as velhas irritam a pele e podem causar dolorosos cortes.
Comece barbeando na direção de crescimento do pelo (geralmente para baixo) em movimentos leves e delicados - escanhoar pode favorecer a foliculite. Evite ainda raspar a mesma área várias vezes, pois acaba inflamando a cútis. Enxágue a lâmina após cada movimento para garantir melhor performance do corte.
Após terminar de remover todos os pelos, lave o rosto com água fria para fechar os poros. Enxugue-o e em seguida aplique uma loção hidratante para ajudar a abrandar a pele irritada. "Além do pós-barba faça uso também do protetor solar, pois na primavera tem muitos dias de sol", recomenda Amilton Macedo.
por Bruno Janot