Seja por ter falhas na barba, cicatrizes que deseje cobrir na região ou por sofrer com a falta de pelos no rosto, muitos homens pensam em recorrer ao transplante de barba. Esse procedimento que consiste em retirar folículos de outras áreas do corpo para implantação na área do rosto. Acontece que existem alguns problemas que podem ser ocasionados após a realização desse procedimento cirúrgico. Para evitar transtornos, selecionamos alguns problemas que podem ser causados após fazer transplante. Confira!
O transplante de barba é uma técnica muito semelhante ao transplante de cabelo. Em ambos, folículos capilares são colhidos na parte traseira da cabeça, tratados e re-inseridos um a um em áreas afetadas por perda de fios. A retirada pode ser feita em unidade ou em grupos de quatro. No caso da restauração dos fios do topo da cabeça, o procedimento é feito em áreas onde o cabelo parou completamente de crescer ou afinou muito. Isso não é obrigatório no transplante de barba: os folículos podem ser inseridos em áreas onde já há alguns pelos para dar mais volume e criar um visual mais masculino. O procedimento pode ser feito por homens transgêneros, homens que perderam a barba por tratamentos de doenças, que se arrependeram de fazer depilações a laser ou até aqueles cujos pelos faciais são muito falhados.
A primeira recuperação que precisa ser feita, é após a colheita dos folículos. Eles são tirados de uma faixa na parte de trás da cabeça em uma cirurgia que remover uma faixa de pele da região. A operação é encerrada com pontos, que precisam de tratamento para não infeccionar. Depois é necessário realizar o transplante. O dermatologista deve fazer várias pequenas incisões no seu rosto para colocar os folículos retirados e tratados. A cirurgia pode durar até oito horas dependendo da área a ser coberta. Depois disso, a região é enfaixada e não deve ser tocada durante uma semana, apenas na hora de lavar. Isso pode influenciar a sua posição de dormir, entre outras atividades. Nas semanas posteriores ao implante, os fios devem cair, mas não se assuste: isso é natural. Isso significa que os pelos estão se adaptando à nova localização e irão voltar a crescer nos próximos dias. O processo todo demora meses até chegar ao resultado final e você conseguir uma barba farta.
Um dos maiores problemas dos implantes de barba é que eles são bem caros por dependerem de cirurgiões especializados. Por serem considerados procedimentos optativos, eles não são cobertos pelos planos de saúde e você terá que desembolsar o valor completo. Outro problema é que não há garantia de sucesso. É preciso que você tenha alguns cuidados para garantir a maior eficácia, como massagear a região e evitar esforços físicos fortes até duas semanas após a operação. O implante também não é recomendado para homens com tendência ao aparecimento de quelóides, já que pode causar cicatrizes no rosto e no local de coleta dos folículos.